Engenharia de Software e Gestão de Times Ágeis Atividade Contextualizada
Por: Ciceroat • 6/12/2022 • Trabalho acadêmico • 1.472 Palavras (6 Páginas) • 205 Visualizações
GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO E A ABORDAGEM JUNTO AO EXTREME PROGRAMMING - XP
Aluno xxxxxx
Matrícula XXXXX
Gerência de Configuração
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Fortaleza-CE, 28 de junho de 2022.
Toda e qualquer atividade que envolve desenvolvimento de softwares deve passar pela Gerência de Configuração, uma vez que isso faz com que tal atividade consiga caminhar e acompanhar, junto e com a devida particularidade e qualidade, a evolução dos sistemas, bem com das demandas das pessoas no dia a dia, até porque a Gerência de Configuração tem um papel importante no ciclo de vida de um software.
Efetivamente, gerência de configuração é uma série de atividades ligadas ao desenvolvimento de softwares que permite trabalhar de forma organizada as suas mudanças sem, no entanto, mexer na integridade e estabilidade no decorrer do seu desenvolvimento.
No caso desta Atividade Contextualizada, o foco é sobre as práticas “eXtreme Programming – XP”, que é um método de desenvolvimento de software ágil e focado em resultados, que busca inclusive a integração, durante o desenvolvimento do software, do cliente.
O Extreme Programming é um conjunto de práticas, valores e princípios com foco em levar ao extremo boas práticas de programação. Aqui, serão abordados o que ele resolve, quais são seus valores e seus princípios e práticas.
Vale registrar que o XP surge exatamente para tentar solucionar e resolver as diversas falhas e problemas que ocorrem no desenvolvimento do software. Com isso, visa desenvolver software de forma leve, humana e disciplinada. Leve porque os processos, em si, devem ser mantidos ao mínimo; Humana porque contempla a relação de desenvolvedor e cliente com todas as suas expectativas e, por fim, Disciplinada em razão de seu conjunto de práticas e princípios que são levados em consideração para o desenvolvimento do código.
Já quanto aos valores, práticas e princípios, o XP contempla. Um dos primeiros pilares que o XP busca é uma boa COMUNICAÇÃO e, a partir daí, ele traz práticas para que a comunicação flua de forma rápida e compartilhada, a exemplo do “Pair Programming”, quando dois desenvolvedores utilizaram um único computador para desenvolver ali em conjunto, cuja ideia é que eles juntos conversando chegaram às ideias melhores, criando using stories do usuário e de suas necessidades.
Outro princípio é a SIMPLICIDADE, cuja ideia é se preocupar menos com o futuro sem, no entanto perder os referenciais, e focar principalmente no hoje de modo que as coisas saiam mais simples possível a ponto de apresentar a melhor solução e, com isso, o melhor resultado.
Ainda, temos o FEEDBACK que é bastante considerando em razão da sua imediatidade, uma vez que durante o desenvolvimento os testes e, logo em seguida, as críticas construtivas são sempre bem-vindas para que as soluções sejam imediatas, porque ou o código funciona ou não funciona de de forma adequada.
Agora, somando-se a isso, o XP tem várias práticas, e, aqui, algumas delas serão abordadas por entender super importantes.
TEST-DRIVEN DEVELOPMENT (TDD) é, na verdade, o teste antes, quando primeiro se escreve o teste automatizado e, em seguida, escrever esse código orientado ao teste e aí (após algumas experiências) você é capaz de melhorar. Aqui a ideia é que, durante esses ciclos, o código seja cada vez melhorado, registrando que essa prática é bastante útil para correção de bugs.
Em seguida, vem a prática de DESIGN SIMPLES, cujo objetivo é ter o menor número possível de classes, métodos, já que o foco é atender basicamente aos requisitos estritamente necessários para desenvolver o código.
E a INTEGRAÇÃO CONTÍNUA, isto é: desenvolvo e teste, e em estando tudo certo, avança; do contrário, volta para corrigir até conseguir, nesta fase, o resultado pretendido. A ideia é trazer o feedback com a maior brevidade possível tão logo seja desenvolvido.
PADRONIZAÇÃO DE CÓDIGO, já que todo mundo trabalha no desenvolvimento do mesmo software, a equipe de desenvolvimento precisa estabelecer regras para programar e todos devem seguir essas regras. Assim, parecerá que todo código fonte foi digitado pela mesma pessoa. A padronização de código também é muito importante, porque o XP preza isso, o trabalho em equipe, se uma pessoa faz de um jeito e a outra faz de outro, isso fica muito confuso e futuramente pode ter problemas na revisão deste código.
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