Função de gerenciamento de memória
Pesquisas Acadêmicas: Função de gerenciamento de memória. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristine01 • 29/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 9.233 Palavras (37 Páginas) • 323 Visualizações
Gerência de Memória
Introdução
Sistema operacional deve
controlar quais regiões de memória são utilizadas e por qual
processo
decidir qual processo deve ser carregado para a memória, qu
ando
houver espaço disponível
3
Sistemas Operacionais
LPRM/DI/UFES
houver espaço disponível
alocar e desalocar espaço de memória
Algumas funções do
Gerenciador de memória
:
Controlar
quais as unidades de memória estão ou não estão em uso,
para que sejam alocadas quando necessário;
Liberar
as unidades de memória que foram desocupadas por um
processo que finalizou;
Tratar do
Swapping
entre memória principal e memória secundária.
Transferência temporária de processos residentes na
memória principal
para memória secundária
Gerência de Memória
Memória Lógica
- é aquela que o
processo enxerga, o processo é capaz de
acessar.
Memória Física
-
é aquela implementada
Sistemas Operacionais
LPRM/DI/UFES
8
88
8
Memória Física
-
é aquela implementada
pelos circuitos integrados de memória, pela
eletrônica do computador (memória real)
CPU
Gerenciador
de Memória
Memória
Gerência de Memória
Gerenciamento (ou gestão) de memória é um complexo campo da ciência da computação e são constantemente desenvolvidas várias técnicas para torná-la mais eficiente. Em sua forma mais simples, está relacionado em duas tarefas essenciais:
• Alocação: Quando o programa requisita um bloco de memória, o gerenciador o disponibiliza para a alocação;
• Reciclagem: Quando um bloco de memória foi alocado, mas os dados não foram requisitados por um determinado número de ciclos ou não há nenhum tipo de referência a este bloco pelo programa, esse bloco é liberado e pode ser reutilizado para outra requisição.
A cada dia que passa os programadores necessitam de mais memória e mais programas rodando simultaneamente para poderem tratar cada vez mais informações. O tratamento necessário da memória utilizada não é uma tarefa fácil de ser implementada. Existem vários requisitos que devem ser observados para o correto funcionamento, tais como, segurança, isolamento, performance, entre outros. Para isto a função de gerenciar a memória passa a ser do sistema operacional e não mais do aplicativo.
Para que uma memória funcione de maneira correta, é necessário que se tome cuidado com vários elementos como segurança e isolamento, e para isso é utilizado o gerenciamento de memória. Este desenvolve sua função a partir de duas tarefas, a Alocação de Memória e a Fragmentação:
• A Alocação pode ser tanto estática, feita quando o programa é compilado, e a dinâmica, adiada até a execução.
• A Fragmentação, desperdício de memória, por sua vez pode ser interna, sobra na memória reservada ao programa, e externa que acontece quando após o termino dos programas são deixadas pequenas lacunas entre as páginas.
Para que a utilização da memória seja mais vantajosa, é utilizada a Paginação, processos virtuais da memória, aplicados na divisão da memória física em partições menores, chamadas de frames. O conjunto de registradores especiais rápidos chama-se Translation Lookaside Buffer, estes são subdivididos em chave valor que lhe é dado em todos os registradores ao mesmo tempo, e valor.
Existe uma técnica de gerencia de memória chamada memória virtual, que é onde memórias principais e secundárias juntas criam a ilusão de que há muito mais memória, com isso os programas e suas estruturas de dados não se limitam ao tamanho da memória física, e assumem endereços na memória secundária. O gerenciamento de memória virtual pode ocasionar vazamento de memória, ou seja, quando determinada quantia de memória é alocada e não liberada mesmo que não sendo utilizada, assim dados perdem a referencia sem ao menos terem usado memória. O gerenciamento automático chama-se Garbage collector. Ele retira os blocos de memória automaticamente. Seus algoritmos são divididos em duas famílias: a Identificação direta, por contagem de referência, e a Identificação indireta, por varrimento.
Alocação
INTRODUÇÃO DA MEMÓRIA VIRTUAL
1.
INTRODUÇÃO
Memória virtual é uma técnica sofisticada e poderosa de gerência de memória, onde asmemórias principal e secundária são combinadas, dando ao usuário a ilusão de existir umamemória muito maior que a capacidade real da memória principal. O conceito de memóriavirtual fundamenta-se em não vincular o endereçamento feito pelo programa aos endereçosfísicos da memória principal. Desta forma, programas e suas estruturas de dados deixamde estar limitados ao tamanho da memória física disponível, pois podem possuir endereçosassociados à memória secundária.Outra
...