Instituto Médio Politécnico Alda - Lara
Por: Abel N'samba • 23/10/2017 • Relatório de pesquisa • 1.322 Palavras (6 Páginas) • 1.677 Visualizações
República de Angola[pic 1][pic 2]
Ministério da Educação
Instituto Médio Politécnico Alda – Lara
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
Índice
1.Introdução……………………………………………………………………2
2.Desenvolvimento……………………………………………………...........3
2.1-Biografia…………………………………………………………………...4
2.2-Obra publicada…………………………………………………………….4
2.3-Poesia………………………………………………………………….......4
2.4-Objectivos……………………………………………………………….…4
2.5-Cursos……………………………………………………………………...4
2.6-Enquadramento legal da escola…………………………………………....6
2.7-Analise do contexto em que se situa a escola…………………………..…6
2.-8-Infraestrutura física……………………………………………………….6
2.9-Recursos humanos………………………………………………………....6
2.1.1-Corpo docente…………………………………………………………....6
1.2.1-Corpo discente……………………………………………………………6
1.3.1-Pessoal do serviço administrativo e auxiliar…………………………….7
1.4.1-História…………………………………………………………………...7
3.Conclusão………………………………………………………….………….8
4. Agradecimento……………………………………………………………….9
4.Bibliografia………………………………………………………..…………10
Introdução
No presente trabalho de TIC, abordaremos assuntos inerentes a respeito do Instituto Médio Politécnico Alda Lara e da pessoa de Alda Lara.
O Instituto Médio Politécnico Alda Lara ou IMPAL, é uma escola de ensino médio técnico angolano localizado no município da Ingombota, na província de Luanda e o instituto é de propriedade do Ministério da Educação de Angola. O nome referido é uma homenagem referida a escritora angolana Alda Ferreira Pires Barreto de Lara Albuquerque, conhecida como Alda Lara.
Este estabelecimento escolar de formação média técnica II º Ciclo do ensino Secundário, em função da sua especificidade, visa proporcionar aos alunos conhecimentos gerais e técnico para os diferentes ramos de actividade socioeconómico do País. Permitindo a inserção dos mesmos na vida profissional e o acesso á universidade.
Projecto educativo é um Documento elaborado pelos órgãos da escola que explicita de forma, de forma corrente. Amissão, a final ide, as estratégias as estruturas curriculares e de complemento curricular as actividade ocupações dos tempos de ocupação livres e os meios da sua realização.
Este projecto contempla um conjunto de acções com carácter administrativo pedagógico extracurricular e estabelece a interacção entre escola- família-comunidade É susceptível de alterações achadas convenientes passará a vigorar nos praximos cinco anos. 2011-2015. Envolvendo todos os elementos da comunidade da educativa,com:Professores , funcionários dos serviços administrativo, alunos, pais, encarregados de educação, instituições sociopolíticas e economia da comunidade.
Desenvolvimento
Alda Ferreira Pires Barreto de Lara Albuquerque, conhecida como Alda Lara (9 de junho de 1930, Benguela, Angola - 30 de Janeiro de 1962, Cambambe, Angola), foi uma poetisa angolana, que criou uma grande produção poética, publicada apenas após a sua morte, através da recolha dos seus poemas feita pelo seu marido
Biografia
Alda Lara foi casada com o escritor Orlando Albuquerque. Ainda nova mudou-se para Lisboa onde concluiu o 7º ano do Liceu. Posteriormente, Frequentou as Faculdades de Medicina de Lisboa e depois de Coimbra, onde acabou por se licenciar. Esteve ligada a actividades da Casa dos Estudantes do Império (CEI), sendo uma excelente declamadora, chamando a atenção para os poetas africanos. Após a sua morte, a Câmara Municipal de Sá da Bandeira (actual Lubango) instituiu o Prémio Alda Lara de poesia, em sua homenagem. O seu marido, recolheu a sua poesia e publicou postumamente toda a a sua obra[1].
Obra publicada
Poesia
- Poemas, 1966, Sá de Bandeira, Publicações Imbondeiro;
- Poesia, 1979, Luanda, União dos Escritores Angolanos;
- Poemas, 1984, Porto, Vertente Ltda. (poemas completos)
Objectivos
O IMPAL tem como objectivo proporcionar o ensino de qualidade, no primeiro e segundo ciclos, aos cidadãos residentes em Angola.
Cursos
No IMPAL, são ministradas as aulas dos cursos de Construção Civil, Técnico de informática, Electricidade.
Construção Civil (Desenhador Projectista) – Os cursos desta área de formação preparam profissionais polivalentes, com uma apreciável cultura geral de sólidos conhecimentos das técnicas de construção, fortemente inseridos nas condições locais, capazes de utilizar eficientemente as tecnologias de informação no desempenho das tarefas especificas.
...