LINGRAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADO A OBJETO
Por: André Paiva • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.094 Palavras (9 Páginas) • 384 Visualizações
Exercícios
- Implemente uma classe Java que modele um Círculo. As suas propriedades são: raio, (constituem o ponto).
Seus métodos são:
∙ Construtor que deverá inicializar as propriedades do objeto em criação;
∙ Métodos de acesso de leitura e de escrita para cada propriedade;
∙ Um método que calcule a circunferência (Fórmula: 2*PI*raio)
Implemente uma classe aplicação que teste a classe Circulo, ou seja, crie objetos desta classe e aplique os métodos sobre esses objetos.
Mostre na tela o valor da circunferência de cada objeto criado.
R:
package circunferencia;
public class CircunferenciaClasse {
private double raio;
private double resultadoRaio;
public CircunferenciaClasse(double raio){
this.raio = raio;
}
public void setCalcRaio(){
this.resultadoRaio = 2 * Math.PI * this.raio;
}
public double getRaio(){
return this.resultadoRaio;
}
}
//Aplicativo_________________________________________
package circunferencia;
import java.util.Scanner;
public class Circunferencia {
public static void main(String[] args) {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
double raio = entrada.nextDouble();
CircunferenciaClasse c = new CircunferenciaClasse(raio);
c.setCalcRaio();
System.out.printf("Raio = %.2f\n", c.getRaio());
}
}
- Implemente uma classe Java que modele uma Agenda. As suas propriedades são: nome, telefone, endereço e e-mail. Seus métodos são: Construtor que deverá inicializar as propriedades do objeto em criação; Métodos de acesso de leitura e de escrita para cada propriedade; Um método que exiba os dados de uma pessoa.
Implemente uma classe aplicação que teste a classe Agenda.
Crie objetos desta classe e aplique os métodos sobre esses objetos.
Mostre na tela os dados dos objetos criados.
R:
package testeagenda;
public class Agenda {
private String nome;
private int telefone;
private String endereco;
private String email;
public Agenda(String nome, int telefone, String endereco, String email){
this. nome = nome;
this.telefone = telefone;
this.endereco = endereco;
this.email = email;
}
public String toString(){
return "Nome: " + this.nome + " \nTelefone: " + this.telefone +
"\nEndereco: " + this.endereco + "\nE-mail: " + this.email;
}
}
//Aplicativo__________________________________________________
package testeagenda;
public class TesteAgenda {
public static void main(String[] args) {
// TODO code application logic here
Agenda a = new Agenda("Andre", 86342028, "Joao Pessoa", "email@.com.br");
System.out.println(a.toString());
}
}
- Implemente uma classe Java que modele um Carro. As suas propriedades são: marca, modelo, potência do motor e cor; Seus métodos são: Construtor que deverá inicializar as propriedades do objeto em criação; Métodos de acesso de leitura e de escrita para cada propriedade;
Implemente uma classe aplicação que teste a classe Carro, ou seja, crie objetos desta classe e aplique os métodos sobre esses objetos. Mostre na tela a marca do carro para cada objeto criado.
R:
package testecarro;
public class Carro {
private String marca;
private String modelo;
private String potencia;
private String cor;
public Carro(String marca, String modelo, String potencia, String cor){
this.marca = marca;
this.modelo = modelo;
this.potencia = potencia;
this.cor = cor;
}
public String getMarca(){
return this.marca;
}
public String getModelo(){
return this.modelo;
}
public String getPotencia(){
return this.potencia;
}
public String getCor(){
return this.cor;
}
}
//Aplicativo_______________________________________________
package testecarro;
import java.util.Scanner;
public class TesteCarro {
public static void main(String[] args) {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
System.out.println("Digite a Marca do Carro.");
String carro = entrada.nextLine();
System.out.println("Digite a Modelo do Carro.");
String modelo = entrada.nextLine();
System.out.println("Digite a Potência do Carro.");
String potencia = entrada.nextLine();
System.out.println("Digite a Cor do Carro.");
String cor = entrada.nextLine();
Carro c = new Carro(carro, modelo, potencia, cor);
...