Linguagens Formais e Autômatos
Por: Julio Tonin • 28/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 772 Palavras (4 Páginas) • 359 Visualizações
Faculdade Anhanguera
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Rafael Macedo Bertanha – RA: 3730729220
Thiago Augusto Figueiredo – RA: 3724680518
linguagens formais e autômatos
LIMEIRA
2015
Sumário
Passeio do Cavalo
1- Descrição do problema
2- Descrição Textual do Movimentos de Xadrez
3- Reconhecimento da Entrada
3.1 - Autômato Finito Determinístico
3.2 - Autômato Finito Não - Determinístico
4- Reconhecimento dos Movimentos do Cavalo
5- Validação do Problema
Bibliografia
Passeio do Cavalo
Descrição do problema
Cada adversário recebe suas peças, por regar quem recebe a branca tem é que começa o jogo. O objetivo do jogo e movimentar as peças de acordo com o seu movimento e eliminar as peças do adversário até chegar ao rei e bloquear seus movimentos (“cheque – mate”). O adversário pode desistir do jogo a qualquer momento tornado o xeque – mate não sendo o único jeito de ganhar o jogo.
O cavalo tem o seu movimento em “L”, ele anda duas casa e vira pra direita ou para esquerda, durante o jogo se uma peça estiver em seu caminho ele pode pula está peça para chegar à casa que deseja.
Descrição Textual do Movimentos de Xadrez
Rei – Seu movimento e para tordos os lados, mas uma casa por vez, não pula peça.
Rainha – Seu movimento é para todos os lados e quantas casa quiser, não pula peça.
Bispo – Seu movimento e só em diagonal, não pula peça.
Torre – Seu movimento horizontal e vertical, não pula peça.
Cavalo – Seu movimento é em L, pode pular peça
Peão – Só anda uma casa, havendo seu movimento de duas casa caso não tenha movido, não pula peça.
Utilizando a gramática regular chegamos a essas conclusões.
G= (C, l, k, S)
C = Cavalo
l = linha
K = Coluna
S= Posição Inicial
G= ({G, S}, {b2, a4, c4, d3, d1} S, R)
S->C
C->b2, C-> a4, C-> c4, C-> d3, C-> d1
Expressão regular
ER= (C *(l + k + k) *(l + l + k))
C->b2, C->a4
C->b2, C->c4
C->b2, C->d3
C->b2, C->d1
Reconhecimento da Entrada
3.1 - Autômato Finito Determinístico
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3.2 - Autômato Finito Não - Determinístico
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Reconhecimento dos Movimentos do Cavalo
G=({G,S},{a,b2,a4,c4,d3,d1},P,C)
P={C -> SG|S}
{S -> b2,a4,c4,d3,d1}
Derivação da Expressão:
G->GS->SSG->SSSG->SSSSG->SSSSS-> b2a4c4d3d1
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