Lista de Exercícios com Matrizes
Por: Talentos Now United • 22/5/2022 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Lista de Exercícios – Teoria/Laboratório – Estrutura de Dados
Todos os exercícios desta lista deverão estar contidos em uma única classe chamada Lista01 e, para testá-los, criar outra classe para fazer a chamada a estes métodos.
Métodos (declarações e chamadas):
- Criar um método que gere e retorne um número inteiro randômico (aleatório) que seja maior que ZERO e menor que o número passado como parâmetro.
- Criar um método que receba um número inteiro e retorne true caso o número seja par e false caso o número seja ímpar.
- Criar um método que receba um número inteiro e retorne true caso o número seja primo e false caso não seja primo.
Arrays
- Crie um método que preencha com números randômicos (valor máximo = 100) um vetor de números inteiros com 10 posições e, posteriormente, exiba todos os elementos e as quantidades de números pares e ímpares que foram gerados.
- Crie um método que solicite o preenchimento (via teclado) de um vetor de números inteiros de 16 posições. Posteriormente, o programa deverá retornar a quantidade de capicuas de 4 elementos existentes ao longo do vetor.
Capicua é número que representa o mesmo valor quando lido da esquerda para a direita e vice-versa).
Exemplo:
Índices → | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
Elementos → | 0 | 1 | 1 | 0 | 3 | 2 | 4 | 4 | 2 | 2 | 4 | 7 | 7 | 7 | 7 | 7 |
Total de Capicuas: 5
Obs.: Foram encontradas as seguintes capicuas: 0110 (índices 0, 1, 2 e 3), 2442 (índices 5, 6, 7 e 8), 4224 (índices 7, 8, 9 e 10), 7777 (índices 11, 12, 13 e 14) e 7777 (índices 12, 13, 14 e 15).
- Crie um método que gere um vetor de char com 26 posições contendo, em cada posição do vetor as letras maiúsculas do nosso alfabeto em ordem. Posteriormente, inverter a ordem dos elementos no vetor.
Vetor inicial:
Índices → | 0 | 1 | 2 | 3 | .. | 22 | 23 | 24 | 25 |
Elementos → | A | B | C | D | ... | W | X | Y | Z |
Vetor a ordem invertida:
Índices → | 0 | 1 | 2 | 3 | .. | 22 | 23 | 24 | 25 |
Elementos → | Z | Y | X | W | ... | D | C | B | A |
- Faça um programa que preencha com número inteiros aleatórios (maiores ou iguais a 0 e menores que 10) uma matriz quadrada de ordem 5 e, posteriormente, informe:
- a média dos elementos da diagonal principal;
- a média dos elementos da diagonal secundária;
- a média dos elementos que estão acima da diagonal principal;
- a média dos elementos que estão abaixo da diagonal principal.
- Implemente a classe Time de Futebol (TAD).
- Cada time deve possuir os atributos nome, vitórias, empates, derrotas e o nome dos jogadores (um vetor).
- Implemente os métodos:
- atribui: que atribui valores para os campos, sendo que um time precisa ter pelo menos 5 jogadores.
- imprime: que imprime os dados do time.
- pontuação: que calcula e exibe o número de pontos do time, sendo que uma vitória corresponde a 3 pontos, um empate a 1 ponto.
- Criar uma matriz 2x3 usando nomes informados pelo usuário (via teclado). Depois, percorra a matriz para exibir os valores.
- Implemente a classe Classificação (TAD).
- A classificação tem a lista de times e deve armazenar sua pontuação correspondente em dado momento do campeonato.
- Implemente os métodos:
- atribui: que atribui um time e a sua respectiva pontuação, sendo que podem ser armazenados apenas os 10 primeiros times.
- imprime: que imprime os dados do time.
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