O Estudo do Impacto do Ensino de Informática Básica
Por: Joaquim Filho • 21/4/2023 • Artigo • 2.153 Palavras (9 Páginas) • 82 Visualizações
Estudo do Impacto do Ensino de Informática Básica no rendimento escolar de alunos do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental
Study of the Impact of Basic Informatics Teaching on the school performance of 8th and 9th grade students
Joaquim Nonato de Oliveira Filho 1 [UESPI 1|prof.jfilho@hotmail.com 1]
Resumo
Junto com a tecnologia, a educação vem sofrendo constantes mudanças evolutivas, isso levou a sociedade, até então marcada pela universalização do conhecimento, a ter que lidar com novos paradigmas no âmbito educacional. Passou-se então, por meio da informática enquanto ferramenta pedagógica, buscar a superação dos limites estabelecidos nesta e por esta sociedade, que marcada pelo dinamismo e caracterizada pela seletividade, passou a enfrentar novos desafios, sendo um deles, a integração da tecnologia no âmbito educacional. O presente trabalho, visa responder indagações das práticas pedagógicas do uso das TICs como ferramenta Interdisciplinar, como também expor as dificuldades de se concretizar alguns dos objetivos explicitados.
Palavras chaves: Informática, tecnologia, prática pedagógica, conhecimento.
Abstract
Along with technology, education has suffered constant evolutionary change, this led society, hitherto characterized by universal knowledge, to have to deal with new paradigms in the educational field. Then passed through the computer as a teaching tool, seek to overcome the limits established by this society and this, that marked by dynamism and characterized by selectivity, began to face new challenges, one of which, the integration of technology within education. The present work aims at answering questions of the practices of ICT use as interdisciplinary tool, but also expose the difficulties of realizing some of the explicit goals.
Key words: Computer, technology, teaching practice, knowledge.
1
INTRODUÇÃO
Atualmente dependemos da tecnologia para muitas tarefas, e a eficácia que esse método proporciona, mesmo comum nos dias atuais, remonta há tempos bem antes do surgimento dos meios eletrônicos. Ainda que seu conceito seja polêmico por sua indefinição quanto ao campo de uso e aplicação, na qual a educação é o meio utilizado para instruir o seu uso, tendo esta também como meio para controlar o fluxo de evolução.
Na educação tem se tornado cada dia mais comum o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica. Nesse sentido, observe o computador como ferramenta tem que revolucionado o ensino. É preciso ressaltar, contudo, a grande dificuldade que há em integrar a tecnologia, isto é, a informática com o sistema educacional.
Vários são os desafios que este trabalho, através de um levantamento bibliográfico e coleta de dados buscará explicitar. Buscamos ainda mostrar os benefícios que o uso da informática traz ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos que fazem uso dessa tecnologia como ferramenta pedagógica.
Uma vez que o processo de ensino-aprendizagem tende a garantir que o aluno tenha o pleno desenvolvimento, estando apto para desenvolver atividades em sociedade, bem como participar ativamente do seu processo de formação, tal ferramenta deve possibilitar uma aprendizagem pautada na realidade social, cultural e econômica de cada aluno, levando em consideração o contexto a qual o mesmo pertence isto através da condição de favorecer o contato direto com sua realidade, favorecendo-os o direito de acesso à informação, assim podemos constatar necessário pela definição dada por Líbâneo ao processo de aprendizagem, tendo-o como:
Um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino. Os resultados da aprendizagem se manifestam em modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social. (LIBÂNEO, 1994, p. 830).
É preciso que se o sistema educacional esteja preparado para uma nova forma de ensinar em consonância com a tecnologia. Para tal processo, designam-se as TIC’s, Tecnologia da Informação e Comunicação servindo como base para o desenvolvimento em todos os níveis mais principalmente no nível fundamental maior, ou seja, (6º ao 9º ano), há de se dar maior importância no uso das TIC’s não só como ferramenta pedagógica, mas como ferramenta mediadora entre aluno e mundo, proporcionando assim, que o mesmo tenha o objetivo da educação alcançado: pleno desenvolvimento por meio do contato direto com o mundo que lhe cerca.
TRABALHOS RELACIONADOS
A curiosidade é outro elemento bastante aguçado com a informática, visto que é ilimitado o que se pode aprender e pesquisar com softwares e “sites” da internet disponíveis (Sanmya Feitosa pag. 61). E, Estimulo a uma forma de comunicação voltada para a realidade atual de globalização. (Sanmya Feitosa pag. 61).
Castro (1998), em seu livro O Computador na Escola faz referencia a uma pesquisa realizada na Escola Martin Luther King, situada no subúrbio de Washington, sobre a utilização de processador de texto no ensino. Segundo Castro, nesta pesquisa verificou-se que os alunos que usavam o processador de texto para produzir seus textos mostraram um desempenho superior em relação a outros, não usuários. Além deste melhor desempenho dos alunos verificou-se, também, que os professores encaram o processador de texto como uma grande contribuição ao desenvolvimento da escrita. (Oliveira Ramon, Informática Educativa, 13ª Ed. pag. 139.).
O projeto de implantação do PROINFO1 previa o gasto de US$ 500 milhões para a compra de 100 mil computadores e a criação de 200 NTE1 espalhados pelo país para servirem de provedores de acesso a Internet e centrais de treinamento próximas às escolas e aos educadores; incluía a formação de mil multiplicadores, em nível de especialização, para capacitar 25 mil professores das escolas onde foram implantados os computadores (MEC, 1997).
Seria inconcebível, nos dias atuais, que as engrenagens do nosso Mundo Globalizado trabalhassem sem a informática. A rapidez necessária no processamento de informações não seria possível sem os avanços tecnológicos. Vemo-nos hoje cercados pela tecnologia na indústria, no comércio, nas telecomunicações, em nossas próprias casas e nas escolas. Nossas crianças e adolescentes estão cada dia mais cedo tendo o primeiro contato com o mundo digital. Novos termos para o vocabulário, novos métodos educacionais e um vertiginoso aumento de informação a ser assimilada em curto espaço de tempo. A informática é atualmente, parte tão intrínseca no panorama socioeconômico, que todos nós, direta ou indiretamente somos afetados.
...