O GUIA DE ESTÁGIO
Por: Luis Enderson • 24/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 156 Visualizações
A IMPORATACIA DE APRESENTAR A CULTURA QUILOMBOLA APARA OS ALUNOS DA ZONA URBANA
Autor (GLAUCIA RODRIGUES BORGES)
Orientador MARIA CRISTIANE LOBO POMPEU
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (PEDAGOGIA) – PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇAO
24/10/2019
1 METODOLOGIA
No presente capitulo faremos uma breve caracterização da escola, descreveremos os dados coletados através de investigação e qual tipologia foi utilizado e a motivação para a escolha do tema que já foi emocionado anteriormente. É importante destacar que a escolha da escola deu-se por a escola esta localizada em bairro periférico onde alguns alunos são oriundos de comunidade quilombola e 56% das crianças são negras, e no que se refere à escolha do tema teve a ver com o campo de estagio, na qual foram realizado I, II e que diante das experiência vivenciada no estagio chega-se ao tema que norteia esse trabalho acadêmico.
A escola municipal de ensino infantil e fundamental Professora Maria Braga Valente fica localizada no município de Cametá funciona em três turnos, manhã, intermediário e tarde cerca de 637 alunos distribuídos em turmas do ensino infantil e fundamental, a instituição de ensino conta com um quadro de funcionários, divididos em corpo docente com 23 (vente e três ) professores, 1 (um) diretora, 1 (um) vice direto, 2 (dois) coordenadores,1 (uma) secretaria , 4 (quatro) agente administrativo e 15 ( quinze) funcionários divididos em apoio operacional e limpeza.
A partir de observação da experiência vivenciada com estagiaria de pedagogia, pude identificar o papel do educador e educando no espaço escolar e observar os métodos utilizados pelo professor no ato de ensinar. O resultado da pesquisa feita com os alunos do ensino fundamental no período da tarde a respeito de como a cultura quilombola era repassado para os alunos dentro dos limites da minha condição como estagiaria. Essa pesquisa teve como na perspectiva de investiga se a cultura quilombola era repassada para as crianças e como era feita que teve como método observação dentro do espaço físico da a sala de aula, atuação do docente e atuando com as intervenções. Após acompanhar a rotina de ensino possibilitou-me coletar dados para formular entrevista que foram feitas de informalmente para alguns funcionários da escola a ser investigada e também foi feita um questionário com dez perguntas para a professora atuante da turma do 4* ano que foi a turma a ser investigada.
E importante ressaltar que a pesquisa bibliográfica teve uma grande contribuição para a pesquisa através dos livros e também dos recursos tecnológicos tão importante quanto é a pesquiso de campo, pois a mesmo possibilitou ir a locos para conhecer, observar, coletar e vivenciar de perto a realidade dos alunos.
2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Portanto, essa pesquisa e um estudo de cunho qualitativo que conta com observação em sala de aula entrevista com uma professora coleta de dados do Projeto Politico Pedagógico. Como afirma Yin (2005) é uma afirmativa empírica que abrange: o planejamento da pesquisa, a coleta e a analise e a analise de dados.
Para melhor entendimento do que se diz no caso qualitativo, André (2013, p. 97) explicar que “ não é um método especifico, mas um tipo de conhecimento (...) O conhecimento gerado pelo estudo de caso é diferente do de outros tipos de pesquisa porque é mais concreto mais contextualizada (...) ”.Sendo assim, dessa forma é a abordagem metodológica mais indicada para aa pesquisa.
Após a coleta de dados foram famuladas a entrevista para com a professora, para obter as respostas para ter um bom resultada final. Os resultados surgiram após a coleta de da resposta de dado pela professora. O objetivo da entrevista visou apresentar a trajetória da professora e extrair o máximo de informação do entrevistado.
...