O OBJETIVO DO TRABALHO APS DE SOQUETES
Por: Lucas Sousa • 18/6/2019 • Trabalho acadêmico • 7.657 Palavras (31 Páginas) • 116 Visualizações
OBJETIVO DO TRABALHO
Este trabalho tem como objetivo apresentar um software que poderá ser utilizado para facilitar a comunicação da secretaria do estado entre inspetores que estão localizados dentro das indústrias realizando a inspeção de processos que são realizados, para que seja possível saber qual atividade industrial gera mais poluição no rio tietê desde sua nascente até a passagem pela grande São Paulo. Tudo isso para diminuir o aspecto ambiental causado pela poluição.
INTRODUÇÃO
O rio tietê foi de grande importância, pois ele foi rota para os bandeirantes no século XVIII, eles usavam o rio para chegar no interior de São Paulo. Com o passar dos anos ele foi bastante utilizado para navegar e até mesmo realizar praticas de esportes, porém a partir da década de 1950 com o crescimento da população e das industrias, o rio passou a receber esgoto doméstico e industrial no trecho da cidade, deixando assim as águas poluídas e contaminadas.
Os principais poluentes dos rios são o esgoto doméstico, petróleo e seus derivados, substâncias organocloradas e o lixo. A poluição industrial esta devastando não apenas os rios com produtos químicos, como também um dos maiores fatores no aquecimento do planeta, as principais origens de poluição são a inexistência de sistema de tratamento adequado dos efluentes, inexistência de sistemas de eliminação de adequada de resíduos perigosos, realização das descargas de efluentes em águas subterrâneas ou superficiais, com risco de contaminação das águas de consumo, e muitos outros.
Já foram criadas leis para que sejam tratados os esgotos industriais, para diminuir a quantidade de rios e lagos poluídos, o pior poluente é o vazamento de petróleo , pois esta substância se espalha pela superfície das águas levando ano para ser absorvida, aproximadamente morrem 5 milhões de pessoas anualmente de doenças transmitidas pela água, as principais doenças são tifo cólera, infecções diarreicas e esquistossomose.
Outro grande problema grave é a falta de saneamento básico, cerca de 40 milhões de pessoas não possuem abastecimento nem rede de esgoto, por dia são lançados cerca de 10 bilhões de litros de esgotos que poluem rios, lagos e outros, e grande parte desses poluentes são dissolvidos nos oceanos. O excesso de matérias orgânicos nos rios leva a proliferação de micro-organismos que causam a morte de peixes e deixam os frutos do mar impróprios ara o consumo humano.
Logo para auxiliar nesse processo de redução da poluição do rio tietê, criamos esse software onde irá auxiliar a secretária do estado na comunicação entre inspetores de indústrias na fiscalização de processos que poluem o rio.
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO DE DADOS EM REDE
Comunicação de dados
A comunicação de dados é a área responsável pela transmissão de informações entre sistema computacionais e outros dispositivos diferentes, está transmissão presume a transição informações por meios físicos que compõem as redes.
As 3 características que compõem um sistema de comunicação de dados eficiente são a entrega, que se baseia em que o sistema deva entregar os dados corretamente e para o destino correto, sendo que os dados devem ser recebidos apenas pelos usuários/dispositivo correto, segurança onde os dados devem ser entregues para o destino correto, e com mínimo de perca ou modificações possível, pois um dado corrompido é muito pouco útil, e por último temos o tempo de atraso, pois os dados devem ser entregue no menor tempo possível e também entregues no tempo previsto, evitando o demoras e atrasos na passagem de dados .
Um sistema qualquer de comunicação de dados é sempre composto por cinco elementos importantes:
- Mensagem: Que seria a informação a se passada.
- Transmissor: Dispositivo que está realizando o envio da informação.
- Receptor: Dispositivo que está recebendo a informação que está sendo enviada.
- Meio: Caminho físico onde a mensagem trafega para chegar ao receptor.
- Protocolo: Que seria um conjunto de regras e normas o governa a comunicação de dados.
Transmissão de dados
Os meios de transmissão de dados normalmente são realizados através de ondas eletromagnéticas que normalmente são guiados que seriam os cabos coaxiais, par de cobre trançado e um de fibra ótica, ou não guiados, que seria através do ar ou vácuo.
Existem 3 tipos de comunicação de dados entre dois dispositivos, que são denominadas direção de fluxo de dados, existe a simplex, que se baseia em apenas uma única direção, somente apenas um dos dois dispositivos é o transmissor, e logo o outro seria o receptor, a half-duplex ambos podem transmitir e receber dados porém não ao mesmo tempo, e na full-duplex ambos podem transmitir e receber ao mesmo tempo.
Na comunicação de dados existem 2 tipos de conexões a ponto-a-ponto onde os dados passam por todas as estações que estiverem que estiverem conectadas a rede, mas apenas a receptora poderá reconhecê-la, e possuía a multiponto que é onde mais de dois dispositivos conectados estão conectados à mesma rede.
Conceito de redes
O termo de redes define um conjunto de objetos ou pessoas interligados uns aos outros, assim uma rede permite a circulação de informações entre eles.
Existem redes privadas e públicas, a intranet é um tipo de rede privada, onde normalmente são utilizados dentro de empresas, para o compartilhamento de dados somente dentro da rede da empresa, onde são utilizadas normalmente os protocolos TCP/IP, mas uma rede intranet também oferece os serviços normais contidos em uma internet como SMTP, POP3, HTTP, FTP e outros.
Classificação de redes
LAN: São redes locais que interligam dispositivos dentro de um mesmo espaço físico, normalmente dentro de empresas ou escolas.
MAN: São redes para dispositivos distintos uns dos outros (em locais separados), mas que necessitam utilizar a mesma rede.
WAN: Possui a mesma função que a rede MAN, porém ela abrange uma maior distância.
WLAN: São redes interligadas sem a necessidade de fios.
WMAN: Está possui a mesma utilidade da rede MAN, porém é interligada sem a necessidade de fiação, para uma distância de quilômetros.
...