O Resumo CMMI
Por: Norbert Csasznik • 9/11/2019 • Resenha • 615 Palavras (3 Páginas) • 523 Visualizações
Resumo CMMI
CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo que foi desenvolvido para processos de maturidade de software com base em práticas globais que auxilia o desenvolvimento dos negócios referente a engenharia de software. O CMMI é dividido em 5 níveis de maturidade que classificam o grau de evolução em que uma organização se encontra. São eles:
- Inicial:
Não existem processos bem definidos, na maioria das vezes eles são improvisados e não são seguidos. Metas e prazos não são cumpridos. O sucesso do projeto só depende das habilidades pessoais dos envolvidos.
- Gerenciado:
Politicas e procedimentos para o desenvolvimento do projeto são bem definidas e obedecidas; o planejamento é baseado no desenvolvimento dos projetos anteriores. Os processos pertencem ao projeto e nas as pessoas
- Definido:
Os processos são estabelecidos em toda a companhia. Os processos, tanto os técnicos quanto os gerenciais, passam a ser repetidos. Nesse nível os processos não pertencem mais aos projetos e sim as organizações.
- Quantitativamente Gerenciado:
São estabelecidas metas quantitativas para os processos e produtos, medidas de qualidade e produtividade são coletadas em todos os projetos; é estabelecido controle estatístico de processos; a gestão passa a ser feitas com bases quantitativas
- Otimização:
A companhia está com o objetivo de melhorar os seus processos. Os pontos fracos e defeitos são identificados. Ações preventivas sobre causas; Mudanças mais significativas de processos e/ou tecnologias são feitas a partir de análise de custo/benefício com base em dados quantitativos.
Conceitos básicos:
Area de Processos: praticas relacionadas em uma área que, quando executadas de forma coletiva, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes ara trazer uma melhoria nessa área.
Metas especificas: se aplicam a uma área de processo e tratam de características que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer essa área de processo. São utilizadas nas avaliações para auxiliar a determinar se a área de processo está sendo satisfeita.
Práticas especificas: atividades que são consideradas importantes na satisfação de uma meta especifica associada.
Metas genéricas: aparecem em diversas áreas de processos.
Práticas genéricas: oferecem uma institucionalização que assegura que os processos associados com a PA serão eficientes, repetíveis e duráveis.
Produtos de trabalho típicos: exemplos de saídas de uma pratica especifica ou genérica
Sub - praticas: descrições detalhadas que fornece um direcionamento para a interpretação de práticas especificas ou genéricas.
Estrutura CMMI:
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29]
Componentes:
Metas especificas e metas genéricas são componentes exigidos do modelo. Esses componentes devem ser atingidos pelos processos planejados e implementados por uma organização.
Praticas especificas e práticas genéricas são componentes esperados do modelo. Os componentes esperados descrevem o que uma organização normalmente implementará para satisfazer um componente exigido.
...