O papel biomédico no rastreamento da infertilidade masculina ocasionada pelo uso de anabolizantes
Por: derlysnay • 1/5/2017 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
O papel biomédico no rastreamento da infertilidade masculina ocasionada pelo uso de anabolizantes
- INTRODUÇÃO
Os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são os testículos, sistema de ductos (epidídimo, ductos deferentes, ductos ejaculatórios e uretra), glândulas sexuais acessórias (glândulas seminais, próstata e glândula bulbouretrais) e várias estruturas de suporte, incluindo pênis e escroto, para que este sistema funcione adequadamente, necessita do auxílio dos Hormônios liberador de gonadotrofina (GnRH), Hormônios Folículo Estimulante (FSH), Hormônios Luteinizante (LH) e Testosterona (TORTORA & DERRICKSON, 2012).
Sendo que 20% das estruturas que compõem os testículos são tecidos conjuntivo de sustentação, contendo células de leydig secretoras de testosterona, vasos sanguíneos e linfáticos. Onde os espermatozoides maduros são transportados dos túbulos seminíferos pelos ductos até o epidídimo, local de armazenamento, para os espermatozoides maduros serem liberados para o meio externo eles percorrem pelos ductos deferentes até os ductos ejaculatório, nos testículos ocorre o processo da espermatogênese com cerca de 200 a 400 milhões de espermatozoides sendo reproduzidos diariamente (DAVIES et al, 2002). São envolvidos dois processos nesta maturação: meiose e mitose, na qual é possível ser encontrados nos epitélios seminíferos, presença de células-tronco, que são denominadas espermatogônias, essas células se divide mitoticamente para gerar células filhas, durante o seu desenvolvimento, que são denominadas de espermatócitos primário, secundários e espermatides (BERNE & LEVY, 2009).
A testosterona é responsável pelas características que diferenciam o corpo masculino, durante a vida fetal os testículos são estimulados, pela gonatropina coriônica proveniente da placenta, para produzir quantidade moderadas de testosterona durante o período de desenvolvimento fetal e após 10 semanas pós-parto, o aumento da produção de testosterona ocorre durante a adolescência sob o estimulo dos hormônios GnRH (GUYTON & HALL, 2006).
Tanto a deficiência quanto o excesso da secreção hormonal podem ocasionar a infertilidade do homem (ROSENBLATT, 2010). A infertilidade masculina é um distúrbio que afeta um grande número de homens em todo o mundo (ROCHA, 2007).
Colocar fatores e ligar com os anabolizantes
O biomédico é responsável por realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem, elucidar crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Civil, realizar exames de biologia molecular, executar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar a identificação de agentes causadores de patologias humanas, entre outras funções. E além disso na área da reprodução humana, o biomédico pode atuar na Identificação e Classificação oocitária; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservação Seminal; Classificação embrionária; Criopreservação Embrionária; Biópsia Embrionária e Hatching (CFBM, 2015).
HIPÓTESE
Relacionando o uso de anabolizantes com a infertilidade masculina esperamos abordar o papel do biomédico no processo de rastreamento desta patologia, sendo assim possível explorar sobre a importância do profissional biomédico no diagnóstico.
OBJETIVOS
Objetivo geral: compreender a infertilidade masculina ocasionada pelo uso de anabolizantes, visando a participação do biomédico no rastreamento da referida patologia.
Objetivo especifico:
- Descrever o meio de interação dos anabolizantes e a fertilidade masculina;
- Analisar a fisiologia do Sistema reprodutor masculino;
- Apresentar as possíveis alterações hormonais;
- Verificar as alterações dos espermatozoides ocasionadas pelos compostos químicos dos anabolizantes;
- Justificar a função do biomédico no diagnóstico da infertilidade masculina;
METODOLOGIA
De acordo com Severino (2013) (procurar no livro de metodologia)
...