O que é metodologia científica
Por: Willian Lima • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 368 Palavras (2 Páginas) • 628 Visualizações
Nome da Faculdade
Nome do Curso
Nome do Aluno
O que é metodologia científica
[pic 1]
Cidade
2015
O que é metodologia científica
Compreende-se como metodologia científica ao conjunto de métodos e mecanismos utilizados para a obtenção do conhecimento, por intermédio do uso de técnicas e artifícios cientificamente válidos para tal, bem como as formas utilizadas para se alcançar tais objetivos, para que outras pessoas também possam alcançá-los em suas experimentações (princípio da intersubjetividade). Depreende-se que, atualmente, considera-se o uso da expressão “tendência metodológica” dada a vasta gama de pressupostos existentes na comunidade científica, para se percorrer o conhecimento.
A ciência utiliza a metodologia científica como um de seus pilares de sustentação, como forma de construção do conhecimento. Ter conhecimento significa conhecer ou deter informação sobre uma dada realidade, não necessariamente de forma íntima (senso comum, empírico) ou profundamente (causa, ação e efeito, objeto do conhecimento científico). Neste contexto, surgem os vários tipos de conhecimento, tais como o senso comum, artístico, filosófico e científico, que juntos, manifestam uma perspectiva do saber.
O que é metodologia científica.
CARVALHO, Alex et al. Aprendendo Metodologia Científica. São Paulo: O Nome da Rosa, 2000, pp. 11--69.
Pela análise do texto “O que é metodologia científica”, depreende-se que a metodologia científica é um conjunto de subsídios utilizados como forma de se alcançar um dado resultado e/ou conhecimento, estabelecendo ou sugerindo um padrão para se almejá-lo. Mais do que isto, ela visa expor os passos necessários para construí-lo, provendo recursos para que outras pessoas também possam fazê-lo. Este tipo de conhecimento, alicerça-se na crítica, no questionamento, no generalismo e na busca profunda e incessante pelo verdadeiro conhecimento, almejando uma lei válida e universal que explique os diversos fenômenos existentes.
Os primeiro parágrafos fazem alusão ao que fora mencionado anteriormente, estabelecendo analogia ao tipo de conhecimento científico e o baseado no senso comum, quando compara o conhecimento adquirido pelo engenheiro e o obtido pela cozinheira.
Os demais parágrafos peculiarizam de forma bastante egrégia a distinção entre ambos os conhecimentos, bem com as formas de se obtê-lo, mencionando os diversos tipos de conhecimento existentes e os pressupostos que levam a formulação de suas conclusões.
...