OS PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NO VÍDEO, COM DESTAQUE AS TECNOLOGIAS EMERGENTES.
Por: claubertorres • 24/9/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 611 Palavras (3 Páginas) • 185 Visualizações
PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NO VÍDEO, COM DESTAQUE AS TECNOLOGIAS EMERGENTES.
A indústria 4.0, é um assunto muito discutido atualmente, principalmente na expectativa de entender, como a população vai lidar com as constantes inovações, pois em cada fase da revolução industrial, ocorreram importantes avanços nas mais diversas áreas para atender um número cada vez mais crescente da população, sempre trazendo grandes mudanças que interferem nas dinâmicas sociais e do trabalho.
As revoluções industriais possuem marcos que são capazes de delimitar os avanços em quatro fases, que vai desde seu início na Inglaterra, com o surgimento da máquina a vapor e a mecanização de vários processos produtivos, gerando um deslocamento da população em busca desses novos empregos e assim gerando um crescimento significativo nas cidades. Na segunda fase que houve o surgimento de novas tecnologias ligadas as comunicações e transportes, além da eletricidade, que proporcionaram avanços consideráveis no modo de vida da população as nas relações com o trabalho, seguido da terceira fase em que as inovações passam a acontecer num ritmo cada vez mais rápido, e as tecnologias informacionais ganham espalho no processo produtivo. Por fim a quarta fase que é atual, onde a principal característica é a conectividade, tornando assim a automação uma realidade próxima.
O mundo começou a viver a quarta fase da industrialização, com a presença massiva das redes de comunicação, e o acesso cada vez maior a essas estruturas, possibilitando a interligação das mais diversas áreas do mundo. Os avanços tecnológicos não chegaram apenas para as indústrias, se popularizaram entre as pessoas, com aparelhos que possibilitam a inserção das pessoas as redes.
A indústria 4.0 possui algumas características que se destacam, entre elas a presença de uma consistente rede de comunicação industrial, uma robusta base de informações e a presença de equipamentos que conseguem manter uma conectividade entre si. Dessa forma possibilitando um nível de automação que torna cada vez maior o temor das máquinas substituírem por completo a mão de obra humana, mesmo isso ainda estando bem distante.
Algumas tecnologias que surgiram nesse contexto da indústria 4.0, há o destaque ao 5G, onde o mesmo é uma internet capaz de elevar consideravelmente o nível de conectividade tornando possível a “internet das coisas”, pois conecta máquinas, objetos dispositivos e pessoas de forma eficiente, e também possibilitando um alto fluxo de informações e dados nas redes de forma constante e segura.
Além do 5G, outras tecnologias recebe destaque como é o caso do Blockchain, consiste em um sistema de informações que permitem uma integração muito segura pela internet ao ponto de possibilitar transações com alto volume financeiro através de moedas digitais, também pode ser citado com um presença muito forte nessa fase da industrialização a presença de materiais inteligente e os avanços na nanotecnologia, que possibilitaram o surgimento e o melhoramento de diversos produtos que vai desde o papel aos tratamentos de saúde mais avançados e complexos.
Nos últimos anos ocorreram aumentos significativos de registros de novos produtos e equipamentos que são produzidos nesse novo modelo industrial, significando que os ganhos gerados por essas tecnologias aceleram as dinâmicas de inovação e gerando cada vez mais rápido a obsolescência de outros. Dessa forma a indústria 4.0 vai transformando a todo instante as dinâmicas do trabalho, reacendendo frequentemente o alerta sobre o papel do trabalhador nesse novo mercado.
Sendo assim, é possível afirmar que os empregos podem migrar de áreas ou até países, tendo em vista que nesse novo modelo industrial se torna mais constante as transformações, onde o trabalhador preparado para o novo mercado vai continuar trabalhando e só ficará desempregado aqueles trabalhadores que não se qualificarem. Pois o mercado continuará em busca dos profissionais que desenvolvem competências que os robôs não são capazes.
...