PESQUISANDO, DEFININDO E FUNDAMENTANDO CONCEITOS
Por: Junko Tec Lan • 11/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.504 Palavras (11 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
JOÃO MARCELO DE MORAES
Pesquisando, Definindo e Fundamentando Conceitos
[pic 4]
Arapiraca-AL
2017
JOÃO MARCELO DE MORAES[pic 5]
Pesquisando, Definindo e Fundamentando Conceitos
Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Análise de Sistemas II; Banco de Dados II; Desenvolvimento Orientado a Objetos I; Algoritmos e Estrutura de Dados e Seminários III.
Profª. Polyanna Gomes
Profº. Marcio Chiaveli
Profº. Roberto Y. Nishimura
Profª Merris Mozer
Arapiraca-AL
2017
SUMÁRIO[pic 6]
- INTRODUÇÃO 3
- OBJETIVO 4
- DESENVOLVIMENTO 5
- Definindo conceitos das listas lineares FIFO, FILO 5
- Conceituando as propriedades ACID de uma transação de Banco de Dados 7
- Uso de um banco de dados relacional com programação orientada a objetos 8
- Significado de ORM – Mapeamento Objeto Relacional 9
- Apresentando uma ferramenta para fazer ORM 9
- Conceitos de Herança e Polimorfismo, representando no Diagrama de Classe 10
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
- INTRODUÇÃO
Neste portfólio interdisciplinar, irei fundamentar os meus conceitos e entendimentos para os temas sugeridos e abordados, embasado nos assuntos e conteúdos aplicados pelas disciplinas propostas durante esse semestre. Onde esclarecerei de acordo com o meu ponto de vista conceitos ligados a listas lineares (FIFO, FILO), definindo seus detalhes e apresentando suas formas de alocação. Se tratando de Banco de Dados, colocarei de maneira clara o meu entendimento com relação às propriedades ACID de uma transação, assim como a forma que um banco de dados relacional é empregado na programação orientada a objetos. Instruído por pesquisas específicas apontarei o meu conceito sobre ORM – Mapeamento Objeto Relacional e apresentarei uma ferramenta para produção de ORM escolhida dentre outras existentes. E finalizando essa produção textual irei representar através do Diagrama de Classe as funcionalidades de Herança e Polimorfismo, expondo seus respectivos conceitos de acordo com o meu ponto de vista.
- OBJETIVO
Ao desenvolver essa produção textual, pretendo me inteirar ainda mais dos determinados conceitos e definições pesquisadas. Fixar os detalhes de cada um desses temas estudados durante o semestre e absorver essa teoria necessária para uma graduação sólida nesse curso. Gostaria que o conhecimento adquirido durante as pesquisas fosse durável e me torne cada vez mais familiarizado com os diversos temas apresentados.
- DESENVOLVIMENTO
3.1 Definindo conceitos das listas lineares FIFO, FILO
Tratando-se de estrutura de dados, as listas lineares são aplicadas na organização dos dados, e para isso utiliza-se de filas e pilhas nessa tarefa. Onde, filas e pilhas tornam-se listas de informações, e são diferenciadas pelo modo de acesso as informações, por exemplo, inclusão, exclusão e localização de uma ou mais informações. Uma lista pode ser definida simplesmente como um conjunto de elementos do mesmo tipo, alocados de maneira linear, seguindo ou não uma organização.
FIFO (First In First Out): Termo empregado na caracterização de Fila que podemos considerar como uma estrutura de dados de comprimento variável, ou seja a informação é processada pela ordem que foi recebida, onde o primeiro elemento a ser inserido é o primeiro elemento a ser eliminado. Na fila a inserção do dado é efetuada na retaguarda, ou seja, pela direita, e a eliminação é efetuada na frente, ou seja, pela esquerda da fila.
Um bom exemplo disso é o funcionamento de uma fila de impressão do sistema operacional, onde os arquivos a ser impresso são organizados em uma lista na qual serão impressos de acordo com a ordem de entrada na fila, na medida em que a impressora estiver disponível.
FILO (First In Last Out): Termo empregado na caracterização de Pilha que também pode ser classificado como uma estrutura de dados de comprimento variável, onde o primeiro elemento inserido é o último a ser eliminado ou retirado da pilha, e consequentemente o último elemento inserido é o primeiro a ser eliminado (LIFO – Last In First Out).
A melhor forma de exemplificar o conceito de pilhas é analisando uma pilha de pratos guardados em um armário, conforme as pessoas vão utilizando-os pega sempre o prato que se encontra no topo da pilha, assim como, quando um novo prato vai ser guardado, é colocado no topo. Pelo fato de apenas uma das extremidades da pilha está acessível.
Tipos de Alocações
Alocação Simplesmente Encadeadas: Esse tipo de alocação organiza os elementos na lista de uma maneira que apenas um ponteiro é empregado em meio a uma sucessão de nós onde cada nó aponta para o próximo nó da lista, até que o ponteiro aponte para o último nó da lista, quando isso acontece o ponteiro retorna para o primeiro nó da lista, caso esta referência seja NULL, significa que a lista esta vazia.
[pic 7]
Alocação Duplamente encadeadas: Esse tipo de alocação são listas que, além de cada elemento possuir um campo que indica o elemento seguinte, também possui um campo que indicam aquele que o antecede, ou seja, cada elemento é ligado ao seu sucessor e ao seu predecessor.
...