PIM VII Gestão da Tecnologia da Informação
Por: Renan Carvalho Netto • 19/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.662 Palavras (7 Páginas) • 362 Visualizações
[pic 1]
4º Semestre – Gestão da Tecnologia da Informação
Projeto Integrado Multidisciplinar
2018 – 4º Sem
Renan Henrique Arantes de Carvalho Netto – 1751365
Renan Henrique Arantes de Carvalho Netto
Projeto Integrado Multidisciplinar VII
PROJETO ESSÊNCIA E SABOR DO CAFÉ
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia da Informação, para obtenção de nota total.
Itapevi,
2018
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de governança de TI para a companhia Essência e Sabor do Café.
A ideia inicial é identificar o nível de maturidade atual da TI, os gaps e propor ideias coerentes com a companhia relacionadas à frameworks de gestão conhecidos e respeitados e definir indicadores que permitam mensurar a qualidade dos serviços prestados pela área de tecnologia.
Palavras chaves: tecnologia, governança, framework, qualidade.
ABSTRACT
This paper aims to present an IT governance proposal to the company Essência e Sabor do Café.
The initial idea is to identify the IT maturity level, the gaps and sugest relevant ideas to the company about management frameworks very famous and respected, also define metrics who allow to measure the services quality provided by technology team.
Keywords: techonology, governance, framework, quality.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 6
2. RELAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS DE TI 7
3. MATURIDADE DA TI 8
4. GOVERNANçA DE TI 9
4.1. COBIT 9
4.2. ITIL 11
5. MENSURAÇÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE 13
6. RECOMENDAÇÕES DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA 14
7. CONCLUSÃO 15
8. REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
A rede Essência e Sabor do Café é composta atualmente por 19 unidades de negócio e uma matriz, sendo a maioria em São Paulo, capital. É uma empresa bem consolidada e entrou na busca pela adoção de melhores práticas de gestão de TI após recorrentes reclamações de usuários da rede.
Sem dúvidas é uma companhia com prospecção enorme de sucesso, o que torna indispensável a adoção da governança de TI, medições de qualidade de serviço e melhoria contínua dos processos.
RELAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS DE TI
Para podermos sugerir frameworks e how-to’s, se faz necessário que elenquemos as deficiências conhecidas na área de TI da companhia, só assim alcançamos a visão holística e conseguimos traçar estratégias.
Desta forma:
a) Ausência de padrões de segurança;
b) Ausência de estabilidade tecnológica;
c) Ausência de profissionais de TI qualificados;
d) Quadro de funcionários de TI experientes reduzido;
e) Lentidão nos processos tecnológicos;
f) Descentralização de informações devido à não integração tecnológica;
g) Algumas unidades com controle manual de fluxo de caixa;
h) Subdimensionamento dos ativos de rede;
i) Rede sem fio de mau funcionamento;
j) Firewall problemático;
k) Controle de acesso falho;
l) Banco de dados obsoleto;
m) Ausência de rotinas de backup;
n) Falta de monitoramento de produtividade dos colaboradores;
Houve também um aumento de 25% no número de reclamações dos consumidores em apenas 2 meses devido ao mau funcionamento da rede sem fio – e se tratando de uma companhia moderna, o seu público alvo faz questão deste tipo de tecnologia sempre disponível.
MATURIDADE DA TI
Para que as companhias modernas se mantenham competitivas no mercado, um dos fatores chave para o sucesso é a evolução da maturidade de TI. Através deste poderoso indicador apresentado no framework de gestão de TI COBIT5 (Control Objectives for Information and related Technology) podemos identificar o clássico dilema: “Onde estamos? Para onde vamos? “.
Através dos levantamentos realizados por nossa consultoria, identificamos que a Essência e Sabor do Café infelizmente se encontra no primeiro nível de maturidade, que se dá por:
Maturidade Nível 1 – Inicial / Ad Hoc
“Há evidências de que a organização reconheceu que problemas existem e devem ser endereçados. Entretanto, não há processos padronizados. Em vez disso, abordagens pontuais são adotadas e há uma tendência de serem aplicadas em uma base individual ou caso-a-caso. A abordagem geral de gerenciamento é desorganizada.
Em resumo, já existe processo, só que ainda são ad hoc, tende a ser aplicado a um individuo ou tratado casualmente. De forma geral ainda o gerenciamento é desorganizado. ”
Neste cenário fica claro que a companhia necessita de processos definidos para que a TI prospere e ajude a alavancar os negócios, agindo assim como parceira estratégica e não mais como apenas centro de custo.
GOVERNANçA DE TI
Neste momento serão apresentados dois frameworks. Um mais voltado à gestão de tecnologia com finalidade de aliar negócio e TI, e outro mais voltado à gestão de serviços de TI com foco em disponibilidade e garantia de serviços.
COBIT
O COBIT nasceu da necessidade constante do alinhamento entre negócio e TI. Através dessa poderosa ferramenta (não é exatamente um manual), as companhias conseguem alavancar seus negócios quando podem garantir o pleno funcionamento de seus processos instaurados na TI e o valor (muitas vezes monetário) que a padronização e adoção de boas práticas retornam para o negócio.
...