Pesquisa sobre As Arquiteturas Centralizadas, Descentralizada e Híbrida
Por: lffruhling • 10/8/2016 • Trabalho acadêmico • 403 Palavras (2 Páginas) • 1.416 Visualizações
Pesquisa sobre As Arquiteturas Centralizadas, Descentralizada e Híbrida
Leonardo Frühling
Realizar uma pesquisa sobre Arquitetura de sistemas, demonstrando as diferenças entre:
- Arquiteturas Centralizadas
- Arquitetura Descentralizada
- Arquiteturas Híbrida
- Arquiteturas Centralizadas:
As arquiteturas centralizadas, são baseadas no modelo Cliente-Servidor. Desta forma os processos são divididos em dois grupos.
Servidor: Processo que implementa um serviço específico.
Cliente: Processo que requisita um serviço ao servidor.
Ou seja. Requisição ( Cliente ) -> Resposta ( Servidor ).
Abaixo, é possível conferir como é executada uma requisição/resposta entre o cliente e servidor. ()
- Arquitetura Descentralizada:
Neste modelo de arquitetura, os cliente e servidores são fisicamente subdividos em partes logicamente equivalentes, mas cada parte está operando em sua própria porção do conjunto completo de dados, o que equilibra a carga. Outra característica desta arquitetura, é que cada processo agirá como um cliente e um servidor ao mesmo tempo. Um bom exemplo de cliente e servidor ao mesmo tempo, é quando temos o compartilhamento de arquivos entre duas máquinas, a maquina A envia arquivos para a maquina B, enquanto isso a maquina B também poderá enviar arquivos para a maquina A, desta forma sendo cliente (Recebe arquivos da A) e servidor (Envia arquivos para a A).
- Arquitetura Hibrida:
Um exemplo de Arquitetura de Sistema Hibrida: Com uma pesquisa realizada pela empresa Xerox, foi detectada que pelo menos 70% dos usuários de P2P não compartilhavam arquivo, enquanto apenas 1% compartilhava 50% destes, ou seja, a teoria que se tinha de “divisão de trabalho” pelos clientes, não valia na prática. Para isso então, buscou-se uma solução, e esta solução, representou a utilização da arquitetura do tipo híbrida.Uma híbrida, mescla das outras duas: cliente-servidor/P2P. Esta arquitetura utiliza, por exemplo, para transferência de arquivos o P2P e a arquitetura cliente/servidor para pesquisar quais peers contêm o arquivo desejado. Uma aplicação muito utilizada neste tipo de arquitetura é a de mensagem instantânea. O Windows Live Messenger e o aMSN são bons exemplos, onde usuários podem bater papo online instantaneamente em tempo real. A comunicação desta aplicação é tipicamente P2P, no entanto,para iniciar uma comunicação, um usuário registra-se em um servidor, e verifica quem da sua lista de contatos também está registrado, para a partir de então começar uma comunicação. Essas aplicações também disponibilizam transferência de arquivos, suporte a grupos, emoticons, histórico de chat,suporte a conferência, suporte a Proxy, e outras ferramentas
...