Pesquisa de Campo Arquitetura e Urbanismo
Por: Paulo Nunes • 4/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 455 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
Arquitetura e Urbanismo
Nome- Hyorhanne C. Oliveira
RA- 02410019215
RELATORIO
Em 1890 a vanguarda recolocou a teoria e pratica da arquitetura moderna, mas no ínterim as condições técnicas, e econômicas modificaram com mais rapidez abrindo um novo contraste entre as transformações.
Depois dos novos processos técnicos e econômicos alteraram, o equilíbrio das situações. Com a segunda guerra mundial aumentaram as construções ferroviárias entre 1875 e 1905. Já na primeira metade do século XIX alcançou na Europa um triunfo quase completo. No ano de 1870 ano que Bismark conseguiu provocar a guerra Franco Prussiana.As inovações e mudanças do século influenciaram a técnica de construções com novos materiais, e novas estruturas.As transformações das construções acompanham as instalações urbanas como, esgotos, redes de água.A cultura da vanguarda , não somente ignora esse novos conceitos como apresenta novas opiniões.
A partir de 1900, a Alemanha está no auge da arquitetura moderna. A organização cultural mais importante alemã é a Deutscher Weckbund , fundada em 1907 por um grupo de artistas e críticos. Com o repertorio de Weckbund , logo começaram a formar grupos semelhantes com ideias opostas.
Entre 1905 e 1914 os pintores deram uma reviravolta para o movimento figurativo e propõe uma reforma radical dos princípios que regulam os hábitos visuais comum, a rapidez dos desenvolvimentos e a analogia dos resultados . Entre 1907 e 1908 surgem as primeiras obras cubistas de Picasso e de Braque , em 1909, junto a um grupo de artistas alemães a Neue Munchner pinta a primeira aquarela abstrata.Todas esses fatos se relacionaram bastante com a forma de se tratar e construir da arquitetura .
Essa pesquisa leva diretamente a arquitetura , no velho dilema de valores , a arquitetura é umas das especificações do conceito mais amplo de “arte”. No novo , a arte se quiser continuar empregando o mesmo vocabulário , é um dos componentes da arquitetura , que torna a surgir como uma atividade integrada segundo a intervenção de Morris.
Essas consequências contudo , que serão extraídas por Gropius , e desenvolvidas pelo movimento moderno , ficam por enquanto implícitas , ou são entrevistas somente como aspirações confusas, como é demonstrado pelos acontecimentos , que envolvem o grupo mais batalhados da época , dos futuristas.
Tal como toda transformação histórica importante, o movimento modernista o compreende um grande numero de contribuições individuais e coletivas , e não é possível fixar sua origem num só lugar ou num único ambiente cultural.
Foi criado também uma nova pedagogia baseada em formações de grupos , essa mudança acarretou muito na arquitetura cultural da época.
A natureza do edifício é determinada sobre tudo pelas relações entre os elementos funcionais , e através das proporções dos blocos divisórios ainda se percebe um eco da originária vida plena que na obra se consiste.
...