Principais características do C#
Pesquisas Acadêmicas: Principais características do C#. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrehto • 2/5/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 2.700 Palavras (11 Páginas) • 2.027 Visualizações
C♯, também escrito como C# ou C Sharp (em português lê-se "cê charp"), é uma linguagem de programação orientada a objetos, fortemente tipada, desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET. A sua sintaxe orientada a objetos foi baseada no C++ mas inclui muitas influências de outras linguagens de programação, como Object Pascal e Java.
Índice
1 História
2 Etimologia
3 Características
3.1 Principais características do C#
4 Tipos de dados
5 Classes
5.1 Classe Console
5.2 Classe Convert
6 Atributos
7 Métodos
8 Delegates
9 Passagem de parâmetros
10 Namespace
11 Enum
12 Interface
13 Iterador
14 Recursos Visual Studio
15 Principais comandos
16 Coleções
17 Exceptions – Exceções
18 Escrevendo um programa
19 Compilando o código
20 Herança
21 Coleta de lixo
22 Exemplos de código
23 Bibliotecas
24 Política
25 Ver também
26 Referências
27 Ligações externas
História
Anders Hejlsberg - criador do C#.
A linguagem C# faz parte do conjunto de ferramentas oferecidas na plataforma .NET e surge como uma linguagem simples, robusta, orientada a objetos, fortemente tipada e altamente escalável a fim de permitir que uma mesma aplicação possa ser executada em diversos dispositivos de hardware, independentemente destes serem PCs, handhelds ou qualquer outro dispositivo móvel.
O avanço das ferramentas de programação e dos dispositivos eletrônicos inteligentes, criou problemas e novas exigências. As novas versões de componentes compartilhados eram incompatíveis com o software antigo. Os desenvolvedores reconheceram a necessidade de software que fosse acessível para qualquer um e disponível por meio de praticamente qualquer tipo de dispositivo. Para tratar dessas necessidades, a Microsoft anunciou sua iniciativa .NET e a linguagem de programação C#.4
Durante o desenvolvimento da plataforma .NET, as bibliotecas foram escritas originalmente numa linguagem chamada Simple Managed C (SMC), que tinha um compilador próprio. Mas, em Janeiro de 1999, uma equipe de desenvolvimento foi formada por Anders Hejlsberg, que fora escolhido pela Microsoft para desenvolver a linguagem. Dá-se inicio à criação da linguagem chamada Cool. Um pouco mais tarde, em 2000, o projeto .NET era apresentado ao público na Professional Developers Conference (PDC), e a linguagem Cool fora renomeada e apresentada como C#.
A criação da linguagem, embora tenha sido feita por vários programadores, é atribuída principalmente a Anders, hoje um Distinguished Engineer na Microsoft. Ele fora o arquiteto de alguns compiladores da Borland, e entre suas criações mais conhecidas estão o Turbo Pascal e o Delphi.
A Microsoft submeteu o C# à ECMA para uma padronização formal. Em Dezembro de 2001 a associação liberou a especificação ECMA-334 Especificação da Linguagem C#. Em 2003 tornou-se um padrão ISO (ISO/IEC 23270). Há algumas implementações em desenvolvimento, destacando-se a Mono, implementação open source da Novell, o dotGNU e o Portable.NET, implementações da Free Software Foundation, e o BDS 2008, implementação da CodeGear.
Etimologia
A nota dó sustenido em clave de sol.
Pensava-se que o nome C# viria duma sobreposição de quatro símbolos +, dando a impressão de ++++, uma alusão à continuação do C++. Entretanto, o # de C# se refere ao sinal musical sustenido (♯), pronunciado sharp em inglês, que aumenta em meio tom uma nota musical.5
Porém, devido a limitações técnicas (fontes padrões, navegadores, etc) e o fato do símbolo do sustenido (♯) não estar presente nos teclados, o cerquilha (#) foi escolhido para ser usado no nome escrito.6 Essa convenção é refletida no ECMA-334 C# Language Specification, a especificação técnica da linguagem.7 Entretanto, em determinados lugares, como em propagandas e capas de livros, é usado o símbolo sustenido.8
Características
O C# é uma linguagem de programação visual dirigida por eventos e totalmente orientada a objetos. Permite um novo grau de intercâmbio entre linguagens (componentes de software de diferentes linguagens podem interagir). Os desenvolvedores podem empacotar até software antigo, para trabalhar com novos programas C#. Além disso, os aplicativos C# podem interagir pela Internet usando padrões do setor, como SOAP (protocolo de acesso a objetos simples) e XML (linguagem de marcação extensível).
O C# tem raízes em C, C++ e Java, adaptando os melhores recursos de cada linguagem e acrescentando novas capacidades próprias. Ele fornece os recursos que são mais importantes para os programadores, como programação orientada a objetos,strings, elementos gráficos, componentes de interface com o usuário gráfica (GUI), tratamento de exceções, múltiplas linhas de execução, multimídia (áudio, imagens, animação e vídeo), processamento de arquivos, estruturas de dados pré-empacotadas, processamento de banco de dados, redes cliente/servidor com base na Internet e na World Wide Web e computação distribuída.
Principais características do C#
Dentre as características essenciais do C# podemos citar:
Simplicidade: os projetistas de C# costumam dizer que essa linguagem é tão poderosa quanto o C++ e tão simples quanto
...