Projeto de Gestão em TI
Por: vanessa.barros • 29/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.858 Palavras (8 Páginas) • 351 Visualizações
Universidade Cruzeiro do Sul
Nome do polo\campus: Campus Anália Franco - SP
Nome do curso: Tecnologia em gestão da tecnologia da informação
Nome do aluno: Juliana Brandão
RGM do aluno: 16381343
Disciplina: Projeto Integrado de Tecnologia da Informação
Nome da atividade: Projeto integrado de tecnologia da informação
Nome do tutor: Nathália B. Paulo
Sumário
- Introdução 03
- Proposta de desenvolvimento 03
- Objetivos do sistema 03
- Forma de desenvolvimento 03
- Justificativa 04
- Status das empresas sem o SI-GFC 04
- Problemas identificados 04
- Soluções para o gerenciamento 05
- Objetivo do projeto SI-GFC 05
- Benefícios do sistema integrado 05
- Como será desenvolvido 06
- Requisitos Funcionais e não funcionais 06
- Casos de estudo 07
- Diagrama de classe 08
- Introdução
Na era da tecnologia, empresas estão voltando as atenções para softwares de gerenciais, para assim facilitar as tomadas de decisão de seus responsáveis de departamento. No mercado existem dezenas delas, cada uma com a sua característica principal. Sabemos que a informação possui um grande valor, e que se administrada de uma forma mais organizada, poderá render sucesso no setor gerenciado.
- Proposta de desenvolvimento
Dentro de um ambiente corporativo não é muito diferente, se pensarmos somente no armazenamento de dados pessoais de funcionários, já possuímos um grande número de informações, que geralmente são mais utilizadas pelos departamentos de Recursos Humanos e Financeiro, o que acaba causando a duplicidade dos dados, e também permanece visível apenas para estes departamentos. Pensando em otimizar a utilização dessa informação, pretendo desenvolver o Sistema Integrado de gestão de funcionários e colaboradores ( SI-GFC).
- Objetivos do sistema
O principal objetivo para desenvolvimento do SI-GFC é unificar e centralizar as informações dos funcionários/colaboradores, permitindo que as informações básicas estejam de fácil alcance de seus superiores imediatos, podendo assim administrar melhor os seus funcionários, pois o sistema irá fornecer não somente os dados, mas sim o histórico individual dentro do departamento e da empresa.
- Forma de desenvolvimento
O SI-GFC será desenvolvido em uma plataforma interna, ou seja, via intranet facilitando o acesso, as informações estarão armazenadas em banco de dados que possui redundância para maior segurança da informação, e será moldado de acordo com os pré-requisitos da empresa.
- Características do sistema
O sistema será baseado na gestão de funcionários e colaboradores, buscando um cadastro único que possa armazenar os dados de forma segura, onde haverá informações pessoais e empresariais dos atributos de cada pessoa, o sistema será acessado pelos gestores dos departamentos, que poderão encontrar as informações completas de cada membro de sua equipe, porém, haverá níveis de acessos para cada gestor, restringindo acessos indevidos.
- Justificativa do projeto
É comum as empresas possuírem várias ferramentas que armazenam os dados dos funcionários, o que acaba não sendo vantajoso em algumas situações, existindo assim necessidade de uma ferramenta centralizada que administre todas as informações de forma organizada e segura. Podemos citar como exemplo, um caso hipotético do funcionário chamado Pedro, ele está concorrendo a um processo interno para promoção de cargo, o gestor do novo departamento, irá realizar entrevistas não somente com Pedro, mas também com seu gestor atual, a fim de colher informações habituais do funcionário, e precisará consultar algumas ferramentas para verificar as qualificações profissionais e pessoais de Pedro, além de poder solicitar um curriculum atualizado. Bastaria acessar o SI-GFC, e verificar o histórico do funcionário que ira conter informações como: Absenteísmo, formação acadêmica, trajetória do funcionário dentro da empresa. Dessa forma facilitará o feed back sobre o funcionário, evitando a troca de dados confidenciais entre departamentos, informações incorretas e demora de retorno nos processos internos, estes são os fatores dominantes para a criação da ferramenta.
2.1 -Status das empresas sem o SI-GFC
A maioria das empresas não possui uma ferramenta eficaz que possa gerenciar as informações de seus funcionários de forma centralizada, organizada e segura. Acarretando defasagem em alguns processos internos.
2.2 - Problemas identificados
Conforme mencionado no tópico anterior, sem uma ferramenta para o gerenciamento das informações pessoais e internas de cada funcionário, os processos da empresa se tornam desorganizados e inseguros. O RH é o departamento que centraliza as informações pessoais de seus colaboradores, entretanto, alguns gestores possuem em sua base de dados as mesmas informações para consultas quando necessário, em algum momento um dos setores ficará com algum dado desatualizado, podendo causar conflitos futuramente. Além de não possuir uma comunicação constante entre os departamentos, não existe uma ferramenta que possa gerenciar os dados acadêmicos e internos, ficando confuso o fluxo para adição de novas qualificações.
2.3 – Soluções para o gerenciamento
Tendo em vista os problemas identificados nas empresas, buscamos uma solução eficaz para a centralização das informações. Elaboramos um sistema que visa a necessidade de otimizar os processos internos, mantendo os dados atualizados, facilitando a visualização das qualificações dos funcionários, sejam elas informações pessoais ou profissionais, através de um sistema com acesso seguro e confiável.
3 – Objetivo do projeto SI-GFC
Com as adversidades encontradas nas empresas, entendemos que a informação é o maior bem de uma corporação, sendo assim se faz necessário armazena-la de forma segura e eficaz, o projeto tem como objetivo centralizar as informações de seus funcionários e colaboradores para que fiquem acessíveis a todos com diferentes níveis de acessos, de acordo com a necessidade de cada departamento, alocando os dados de forma segura, e ainda auxiliando seus usuários, no caso gestores de departamentos, nas tomadas de decisões com relação aos seus subordinados, em questões de processos internos da empresa por exemplo.
...