Redes de onde surgiu
Por: Rafael Caetano • 21/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 450 Visualizações
Capitulo 7.
Informática e Redes
Colaboradores :
RAFAEL CAETANO SANTOS COSTA
THIAGO RODRIGUES
7.1 INTRODUÇÃO
Informática em si é o estudo das informações assim vemos como no decorrer dos anos, Redes em gerais foram evoluindo a tal ponto que hoje em dia virou algo essencial na nossa vida, ligando tudo em um lugar que todos podemos acessar ha qual quer momento independente do lugar atrás de um PC, Tablet ou Celular ligada a rede mundial de internet.
Os modelos de redes estão cada vez mais se adaptando ao mundo de hoje, como as Redes Wi-Fi nos shoppings, bares e cafés que hoje é cada vez mais normal, ate as via cabo Ethernet nas casas de grande parte da população hoje em dia.
7.2 SURGIMENTO DA REDE
Como e de onde surgiu este sistema que mudou nossa vida de uma forma que não vivemos sem ela hoje?
Como todos nós da área de tecnologia sabemos, o processo de evolução de tecnologia é altamente elevado hoje em dia,mais mesmo assim antigamente ele também tinha seu significado .
E foram levados anos para chegar até o momento atual da rede mundial de computadores. A primeira rede de computadores foram fundadas durando a década de 60, como forma de passar informações , porem esse meio de transporte de dados , era feito por cartões perfurados , que armazenavam poucas dezenas de caracteres .
Está forma foi a mais demorada e trabalhosa de transferir dados pois ela era literalmente um cartão de cartolina com furo que representavam os bits (Zero) e (Um)
. [pic 1]
Com o decorrer dos anos por meados 1969 e 1972 foi criado o embrião da nossa atual internet ele era conhecido como “Arpanet” a rede foi ao ar pela primeira vez em dezembro de 1969, esta rede avia em si apenas 4 NÓS com os nomes de (SRI,UCLA,UCSB e UTAH) eles eram sediados no Stanford Research Institute , na Universidade da Califórnia,Santa Barbara e na de Utah nos EUA. Sua freqüência era de links de 50kbps, com linha telefônicas adaptadas para uso de link de dados.
Diagrama da Arpanet em 1973.
[pic 2]
7.3 TCP/IP
Depois de alguns anos o Arpanet foi evoluindo até o surgimento do TCP/IP em 1974, e com isso se tornou o protocolo definitivo para o uso da ARPANET e mais tarde de nossa internet.
Resumindo uma rede interligando diversas universidades permitiu o livre trafego de informações assim foi surgindo os recurso até hoje usados como E-Mail o Telnet e o FTP.
Assim como a rede foi ficando cada vez maior surgiu o conhecido DNS ou ( Domain Name System) os nomes de domínio .
7.4 PADRÃO ETHERNET
A segunda parte da historia foi dada inicio em 1973 dentro do PARC ( Laboratório de desenvolvimento de Xeros em Palo Alto,EUA) esses testes foram os que deram surgimento ao primeiro padrão Ethernet com uma transferência de 2.94 Megabits através de Cabos Coaxiais,com ligação até 256 estações de trabalho. Olhe logo abaixo o desenho que Bob Metcalf desenvolveu do padrão .
[pic 3]
O termo “Ether” foi usado para descrever o meio de transmissão dos sinais em uma sistema. No Ethernet original, o "ether" era um cabo coaxial, mas em outros padrões pode ser usado um cabo de fibra óptica, ou mesmo o ar, no caso das redes wireless. O termo foi escolhido para enfatizar que o padrão Ethernet não era dependente do meio e podia ser adaptado para trabalhar em conjunto com outras mídias.
Se paramos para percebe vermos que tudo isso foi antes do lançamento do primeiro micro computador “PC”, que ira ser lançado no futuro em 1981. A década de 70 foi a década para os protótipos , ao decorrer as coisas foram tomando forma como a rede Ethernet surgiu da necessidade natural de ligar as estações de trabalho em rede.
[pic 4]
Xero Alto (1973), a primeira estação de trabalho e também a primeira a ser ligada em rede .
Hoje em dia tudo gira em torno da internet, de informação rápida e em tempo real. Percebemos que a ARPANET e o Padrão Ethernet foram o ponto de inicio para a internet hoje em dia alem de ponto de inicio foram a revolução do mundo tecnológico.
7.5 ETHERNET
Ela é a tecnologia de comunicação mais usada hoje em dia em redes locais de computadores(LANs) pois seu custo é pequeno na manutenção e também sua complexidade é baixa e o nível de segurança alta.
Este modelo de rede pode ser comutada (usando um Switches) ou até mesmo compartilhada com um (HUB) seu método é simples tem um Ponto de acesso e o receptor que são os PCs que são conectados com o conector RJ-45
Alem do cabo de par traçados podemos utilizar a cabo de fibra óptica , sua velocidade de transferência varia de 100Mbits/s a 10.000 Mbtis/s.
Segundo Nelson Barbosa
(http://nelson_barbosa.sites.uol.com.br/historia.htm)
“Um dos parâmetros mais importantes, o retardo de propagação, está associado ao domínio de colisões. O retardo, ou tempo máximo, deve ser menos que o tempo necessário para que o remetente envie 512 bits. No caso de 10 Mbps, esse retardo deve ser menor que 51,2 ms.
Essa restrição limita a distância máxima permissível entre as estações da rede e a quantidade de repetidores no percurso, já que cada repetidor introduz um retardo adicional na transmissão.”
Assim temos vários modelos de rede Ethernet como os que citarei agora “Fast Ethernet- está rede transfere dados a uma velocidade de 100Mbits/s, os cabos utilizados nesta rede são os modelos (Cat-5)” “Gigabit Ethernet- Este modelo também pode ser usado com cabos normais e a Fibra sua velocidade de dados é de 1.000Mbit/s (1Gbit/s) com o tempo esse modelo substituirá o padrão Fast seu cabo também é o (Cat-5)” e o mais novo modelo é o “10 Gigabit Ethernet - este faz parte da ultima geração com sua velocidade de transferência de 10 Gbits/s ele pode ser usado com a Fibra e Também por par traçado porem com o cabo de qualidade ( Cat -6ª ou Cat-7) “
...