Relatório Sobre a Serie de Taylor
Por: lucasfer19 • 14/8/2016 • Relatório de pesquisa • 286 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
Instituto de Computação – Icomp
Universidade Federal do Amazonas
Aluno: Lucas Ferreira
Computação Numérica
1 Tarefa I
O teste foi realizado em um notebook Philco, sistema operacional Windows 8 - 32bits, no horário 22:44, o tempo de duração foi 0.0109s, pelo compilador gcc, na IDE CodeBlocks
Para obter os devidos resultados eu tive que fazer uma função para calcular o fatorial e outra para calcular o seno. Eu também iria fazer uma para calcular a potencia que assim como o fatorial, é necessária para calcular o seno dos ângulos, porém optei em usar a função pow da biblioteca math.
Pi foi definido logo no inicio do programa por ser constante e é divido por 180 quando é necessário transformar em radianos.
Usando a série de taylor, calculamos a potencia de x (x sendo o ângulo) no numerador, e o fatorial no denominador infinitas vez, mas como temos que gerar uma respota e a capacida de representar um número é limitada, o programa tem como condição de parada termo > 10E-8 que em outras palavras seria 0.0000001. Então enquanto o termo for maior que 0.0000001 ele continuara calculando o seno.
Os testes já estão colocados na função main do programa, mas se for desejado testar outro valor, basta chamar a função calcularSeno e passar um angulo como parâmetro, basta colocar o número.
Os primeiros testes batem com o valor da calculadora ciêntífica, mas depois resultado do angulo 90, o resultado fica um pouco menos preciso, porém tem como resultado um valor aproximado.
Estou bem satisfeito com o resultado, porém gostaria de ser mais preciso em relação aos ultimos testes, porém até a entrega do trabalho não achei um jeito de modificar sem mexer na precisão dos primeiros testes que estão iguais ao resultado da calculadora.
1
...