Resumo Certificações Técnicas
Por: jcgm1987 • 17/12/2018 • Resenha • 752 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
Curso Técnico em Redes de Computadores
Administração Sistemas Abertos
Jânio Cesar Guedes de Melo - 20162144030036
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS PARNAMIRIM
Curso Técnico em Redes de Computadores
Resumo Palestra Certificações Técnicas
Jânio Cesar Guedes de Melo - 20162144030036
Resumo Palestra Certificações Tecnicas
Prof.ª Johnny Yuri Solano Marinho
Resumo Palestra Certificações Técnicas
No mercado de trabalho ao contrário de que muitas pessoas pensam, o Linux é sim um SO que vale a pena e que há vagas no mercado de trabalho, pois é um SO que é utilizado em diversos ambientes de trabalho, desde o mais simples ao mais críticos.
Certificações LPI e Red Hat, existe uma frase muito importante do diretor de currículos e certificações da Red Hat, Randy Russel que diz o seguinte: “A premissa de qualquer certificação, é que ela ajude um gerente de contratações a organizar a pilha de currículos” com a certificação passa a ideia de que um profissional certificado é um profissional melhor ou mais qualificado do que um profissional não certificado, pois quando se ver o currículo de um profissional certificado com certeza terá maior destaque que um não certificado, mas mesmo assim há profissionais até mesmo certificados que não aprove esse ponto de vista.
A empresa da área seja júnior, pleno ou sênior, elas consideram fortemente que o candidato possua certificação técnica, pois a certificação é um diferencial e tanto.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IDC (International DataBase Corporation) o profissional de TI terá 53% a mais de chances para um profissional certificado do que um não certificado e chegam a ganhar salários de 10 a 100% superiores que um profissional não certificado.
As diversas certificações na área de tecnologia, especificamente certificações técnicas Linux, nós temos, 4 opções que são a LPI, Red Hat, CompTIA e Novell Suse Linux, toda se trata de programas de certificação.
A respeito desses programas de certificação a CompTIA é uma organização internacional sem fins lucrativos e desenvolve esses programas de certificação a mais ou menos 25 anos, e ela abraça várias outras tecnologias e não apenas o Linux, ela é financiada e recebe ajuda de diversos players com a IBM, HP, Microsoft, Cisco, entre outras. Ela foi criada para suprir uma lacuna entre aquilo que as faculdades formam e o que o mercado de tecnologia exige.
A LPI é a principal certificação técnica hoje no mercado de tecnologia pra profissionais que desejam ou que trabalham com o sistema operacional Linux. A ideia da LPI foi criar uma instituição ou organização sem fins lucrativos, hoje sediada na Califórnia e essa organização veio com a ideia de colocar ordem na casa. Por que antes de 1999 o profissional que trabalhava com Linux, ele não possuía um programa de certificação que procurasse mostrar para a empresa que o profissional possuía os conhecimentos básicos em torno da tecnologia baseada em Linux. O programa de certificação LPI consiste em LPIC-1(101,102) Level Junior, LPIC-2(201,202) Level Advanced e LPIC-3(300) Level Sênior e LPIC300 + Specialty (303,304), todas com tempo de validade de 5 anos, os exames podem ser realizados em prova escrita realizadas em palestras ou eventos e através da prova eletrônica nos centros da Pearson VUE.
...