TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Projeto orientado a objeto

Por:   •  26/4/2016  •  Resenha  •  3.691 Palavras (15 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 15

Definição de projeto

Projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado.

PMI o projeto deve possuir objetos e requisitos claramente definidos, obedecer a orçamento aprovado, ser concluído no prazo e atender aos requisitos negociados e explícitos.

Núcleo técnico do processo de desenvolvimento é aplicado independentemente do modelo e especificado, sendo a primeira entre as 3 atividades – projeto, implementação e tester, requerida no sistema de software.

Fase de análise: Tecnologia perfeita ( capacidade ilimitada de processamento com velocidade e armazenamento, custo zero e não passível a falhas )

Fase de projeto: Modelagem de como o sistema será implantado, adição dos requisitos tecnológicos e não funcionais.

O projeto do software é relacionado às ações a serem realizadas para atingir o objetivo levantado na análise.

A fase de projeto tem a proposta de solução que atenda os requisitos da analise. A análise é uma investigação para descobrir o que o cliente quer, procurar uma solução com base no conhecimento adquirido.

Um projeto pode ser bem elaborado caso a análise não tenha sido bem especifica.

Requisitos

Especificação, especificar o software usando:

Caso de Uso, Diagrama de sequencia, mapa mental, diagrama de fluxo de dados, IDEF, mapa conceitual, diagrama de requisitos e tabela de requisitos.

Projeto de software e mapa mental

EX Mapa de apoio

Clico de vida

Ciclo de vida como um roteiro construído em macroetapas com objetivos funcionais na construção de software e possível visualizar a interdependência entre as macroetapas.

3 Fases, Requisitos, projetos/Desenvolvimentos, implantação/ manutenção.

Fases Genéticas

Processo Unificado

Qualidade do Projeto de Software

Deve apresentar: Facilidade de entendimento, facilidade de implantação, facilidade de realização de testes, facilidade de modificação, facilidade de tradução correta das especificações de requisito e análise.

Alguns aspectos relacionados com a qualidade dos projetos: Níveis de abstração, Modularidade, Ocultação de informações, independência funcional (coesão e acoplamento)

Coesão e acoplamento

Qualidade de Software

ISO9126

Foca na qualidade do produto, propondo atributos de qualidade em 6 características principais

Análise de Sistemas

Paradigmas

Análise de sistemas estruturadas: Atividade de construção de modelos que utiliza uma notação própria que retratam o fluxo e o conteúdo da informação, dividimos em partições funcionais e comportamentais e descrevemos a essência que deve ser construído.

Análise estruturada não é um método único aplicado consistentemente por todos que a usam.

Análise de sistema Orientada a Objetos (OOA), significa que organizamos o software com uma coleção de objetos distintos, incorporam estrutura de dados e comportamentos diferentes das técnicas de programação. Geralmente incluem quatro aspectos: identidade, classificação, herança e polimorfismo.

Introdução a orientação a objetos

Programa de computador:

Software: Atende ao requisito do usuário

Controla o Hardware: periféricos de entrada e saída, conjunto de comandos e regras, uma linguagem de programação. Código fonte

Processam dados.

Na OO, dados e operação são considerados em conjunto, em um modelo.

Objetos

Físicos (Celular) ou Conceituais (conta Corrente).

Atributos

Características

Estado

Cheio, meio ou vazio

Operações

Comportamento, coisas que os objetos podem fazer. Normalmente afetam os atributos de um objeto.

Modelos

Representações simplificadas de objetos que fazem parte do negócio alvo do projeto, os dados e operações de um modelo são relevantes ao estudos e a semântica (pessoa pode ser empregada, paciente). Podem conter ou ser derivados de outros modelos.

Orientação a Objetos

Paradigma de desenvolvimento de software, usa classes (modelos) e Objetos criados a partir dessas classes. A classe é um tipo com dados e operações. A modelagem (Modelos e classes) deve buscar: coesão, facilidade de manutenção ( baixo acoplamento) e eficiência.

Encapsulamento

Dados de um modelo não devem ser acessados diretamente, para manipulação de seus dados o modelo deve oferecer operações específicas, é um benefício dos mais palpitáveis e um dos principais objetivos da POO. Melhora a clareza e a organização e reduz a quantidade de erros.

Exemplo de modelos

Lâmpada, Conta bancária simplificada.

Modelo de lâmpada

Pseudocódigo

Modelo de conta bancária

Síntese

Classe é uma estrutura da O.O. para implementar um determinado modelo

Objeto é a materialização (concretização) de uma classe

Instância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com