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Resumo de Aprendizagem

Por:   •  1/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.719 Palavras (15 Páginas)  •  87 Visualizações

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Resumo de aprendizado – Igor

Modularização: é o ato de dividir uma aplicação, então você pega uma aplicação grande  e divide em aplicações menores, com o intuito que reaproveitar esses submódulos.

Estratégia: fazer a separação de pacotes dentro do seu monolite, pois, se você ver bem  a modularização nada mais é do que a separação de pacotes dentro da sua aplicação, e  se você tiver essa separação de pacotes dentro da sua aplicação, você vai enxergar com  muito mais clareza o que são, por exemplo: as suas funcionalidades, camada de rede, a  sua camada de dados, componentes, enfim, você irá entender melhor o que serão seus  futuros módulos.  

A modularização em programação é um conceito importante que se refere à divisão de  um programa complexo em módulos menores e independentes. Cada módulo é  responsável por uma parte específica do programa, o que facilita o desenvolvimento, a  manutenção e a reutilização do código.

Existem várias razões pelas quais a modularização é importante:

Organização do código: Dividir um programa em módulos ajuda a organizar o código de  maneira mais clara e estruturada. Em vez de ter um único arquivo gigante, você tem  vários módulos menores, cada um com uma função específica.

Facilidade de manutenção: Com a modularização, é mais fácil localizar e corrigir erros no  código. Se um problema ocorrer em um determinado módulo, você pode se concentrar  nele sem precisar examinar o programa inteiro. Além disso, as alterações feitas em um  módulo não afetam necessariamente os outros, o que reduz o risco de introduzir erros  em partes não relacionadas do programa.

Reutilização de código: Ao dividir um programa em módulos, é possível criar  componentes independentes que podem ser reutilizados em outros projetos. Se você  escrever um módulo bem projetado e testado, poderá usá-lo em diferentes programas,  economizando tempo e esforço.

Colaboração entre desenvolvedores: A modularização facilita a colaboração entre  diferentes desenvolvedores em um projeto. Cada desenvolvedor pode se concentrar em  um módulo específico, trabalhando de forma independente e integrando os diferentes  módulos no final.

Para implementar a modularização em um programa, é comum usar conceitos como  funções ou métodos (dependendo da linguagem de programação), classes, pacotes ou  módulos. Cada módulo contém um conjunto de funcionalidades relacionadas, que  podem ser chamadas e usadas em outros módulos, conforme necessário.

Em resumo, a modularização em programação é uma abordagem para dividir um  programa em partes menores e independentes, o que melhora a organização, facilita a

manutenção, promove a reutilização de código e permite uma colaboração mais  eficiente entre os desenvolvedores.

Monolito - Representa uma arquitetura, onde tudo que é criado, é criado em cima de  um mesmo bloco;

- Componentes: são unidades de software independentes e reutilizáveis que  encapsulam funcionalidades relacionadas. Podem ser implementados como classes,  funções ou módulos. São projetados para facilitar a modularização, reutilização e  manutenção do código.

No Flutter, os componentes são chamados de "widgets". Os widgets são blocos de  construção da interface do usuário, podendo ser visuais (botões, imagens) ou de layout  (contêineres, linhas). Os widgets no Flutter são flexíveis, personalizáveis e reutilizáveis,  e são organizados em uma hierarquia.

- Estruturas: pode se referir a uma estrutura de dados que organiza e armazena dados,  ou a frameworks/bibliotecas que fornecem uma estrutura de desenvolvimento para  construir aplicativos.

- Páginas: são telas ou visualizações em um site ou aplicativo, exibindo informações e  permitindo interação com o usuário. Podem ser compostas por componentes, estruturas  e recursos específicos da programação.

Flutter: as páginas são chamadas de "telas" ou "rotas". Cada tela representa uma  visualização única do aplicativo, compostas por widgets e elementos de interface do  usuário específicos do Flutter. O Flutter oferece recursos para gerenciar as transições  entre as telas.

- Design System: é uma biblioteca de componentes que você cria baseado, no monte de  regras.

É algo que facilita você como desenvolvedor ou designer, continuar a criar produtos de  uma maneira consistente.  

Um design system é um conjunto de padrões interconectados e práticas compartilhadas organizadas de forma coerente para servir aos propósitos de um produto digital.

O Design System é um conjunto de diretrizes, padrões, componentes e práticas de design  que são usados de forma consistente em um projeto ou organização. Ele fornece um  conjunto de regras e princípios para garantir a coerência visual, a usabilidade e a  experiência do usuário em todos os produtos ou serviços de uma empresa.

O objetivo principal de um Design System é criar uma linguagem de design unificada e  coesa, facilitando o processo de design e desenvolvimento, além de promover uma  experiência consistente para os usuários. Ele engloba elementos de design, como cores,  tipografia, ícones, espaçamentos e estilos visuais, bem como componentes de interface  do usuário, como botões, campos de entrada, menus, barras de navegação, entre outros.

Um Design System eficiente traz benefícios como economia de tempo no  desenvolvimento, melhoria da consistência visual, reutilização de componentes,  padronização da experiência do usuário e colaboração mais efetiva entre designers e  desenvolvedores.

Constantes:

Cores;

Espaçamentos;

Tipografia.

Components Padrão:

"Componentes padrão" referem-se a widgets pré-definidos e amplamente utilizados  fornecidos pela biblioteca do Flutter. Eles são elementos comuns e convenientes para a  construção de interfaces de usuário, seguindo as convenções de design e interação do  Flutter.

Exemplos:

Elevated Button;

AppBar.

Estruturas Padrão:

o termo "estruturas padrão" não é comumente utilizado no contexto de Design Systems.  Pode ter havido uma confusão ou uso incorreto do termo.

No entanto, no contexto mais amplo do design de interfaces e do Design System, as  estruturas referem-se às formas de organização e disposição dos elementos de uma  interface de usuário. As estruturas fornecem um esqueleto ou uma base para a  composição dos elementos visuais e funcionais em uma interface. Elas podem incluir  layouts, grades, hierarquias de informações e fluxos de navegação.

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