Sistemas Integrados de Gestão
Por: djpepper • 14/2/2019 • Dissertação • 321 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
Tendo em vista que os Sistemas Integrados de Gestão possuem vários módulos que atendem as diversas funcionalidades de uma organização e, além disso, são utilizados nos mais variados negócios: indústria farmacêutica, indústria de medicamentos, organizações financeiras, supermercados (grandes redes), etc, explique a razão pela qual a aderência de funcionalidades é possível com sua implantação, demonstrando algumas características e funções de um ERP.
Hoje em dia os ERPs são fundamentais e críticos para a tomada de decisão, a execução de processos e os controles de uma empresa.
Assim, é necessário que haja uma aderência e sinergia entre o ERP que será implantado e a maneira de trabalhar da empresa e a eficiente interelação que se espera entre os departamentos.
Esta aderência é conseguida através de um conjunto de funcionalidades embutidas em um ERP. Desta forma temos um sistema de gestão que integra todas as áreas da empresa, otimiza o tempo de execução de processos, facilita a gestão dando sustentabilidade ao negócio, aumenta a produtividade, organiza o fluxo de processos e da informação e diminui a probabilidade de erros e de retrabalho.
Na empresa onde trabalho, desenvolvemos um ERP próprio que viesse a sustentar as necessidades de uma cooperativa odontológica (aderência). Neste ERP temos os módulos de CADASTRO, FINANCEIRO, COOPERADOS, RH, TI, CONTABILIDADE, ATENDIMENTO e outros.
Um exemplo prático da sua funcionalidade e operabilidade dentro da cooperativa pode ser percebido no processo de atendimento odontológico. O Cooperado Dentista realiza e registra o atendimento do beneficiário que detém o plano odontológico através de um sistema web. Uma guia de atendimento odontológico (GTO) é gerada e é recebida pelo departamento de cooperados. Através do ERP, este atendimento á visualizado pelo operador que irá aprovar ou recusar o atendimento. Aprovando/recusando, esta informação é enviada para o dentista. Este processo gera um registro financeiro que já fica disponibilizado para consulta para o departamento financeiro e um histórico de atendimento do beneficiário que pode ser consultado pelos departamentos de cadastro e atendimento.
...