TIC - Protocolo de comunicação
Por: Ericnaga • 23/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.081 Palavras (5 Páginas) • 560 Visualizações
Protocolo de comunicação XMPP
O protocolo XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol), também conhecido como Jabber é um protocolo aberto, extensível, baseado em XML, para sistemas de mensagens instantâneas, desenvolvido originalmente por solicitação do IETF (Internet Engineering Task Force, uma comunidade internacional de técnicos, agências, fabricantes, fornecedores, e pesquisadores, preocupados com a evolução da arquitetura da Internet e seu perfeito funcionamento, descrita pela RFC 3160). Jeremie Miller iniciou o projeto Jabber em 1998. O produto principal do projeto é o jabberd, um servidor em que os clientes XMPP se conectam para intercomunicar-se. Este serviço pode ser usado tanto em uma rede privada, como também juntar-se à rede XMPP global.
O XMPP (RFC3920) surgiu como alternativa aos protocolos fechados de comunicação predominantemente utilizados em aplicações com ICQ e MSN Messenger. Por ser um protocolo que se baseia em Licença GNU GPL (Licença idealizada por Richard Stallman no final da década de 1980. A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux), sua utilização pode ser feita sem a necessidade de permissões especiais ou pagamento de royalties.
Um conceito chave do sistema XMPP são os transportes, também conhecido como gateways, que permite aos utilizadores acederem a redes usando outros protocolos - tais como o AIM, o ICQ, MSN Messenger, etc. Ao contrário dos clientes de multiprotocolo, como o Trillian ou Pidgin, XMPP fornece este acesso no nível de servidor comunicando via serviços especiais de gateway em um computador remoto. Qualquer utilizador XMPP pode se registrar com um destes gateways fornecendo a informação necessária para aceder a essa rede, e pode então comunicar-se com os utilizadores dessa rede como se fossem utilizadores de XMPP. Isto significa que qualquer cliente que suportar inteiramente o protocolo XMPP pode ser usado para aceder a qualquer rede em que exista um gateway, sem necessitar de código extra no cliente.
Usuários podem escolher a aplicação que mais lhe convém desde que ela compreenda o protocolo. Existem diversas aplicações que usam XMPP como Pidgin, Miranda, Kopete, Adium, etc.
Vantagens
. Descentralização
A arquitetura da rede XMPP é semelhante ao e-mail; qualquer pessoa pode executar seu próprio servidor XMPP e não há servidor principal central.
. Padrões abertos
A Internet Engineering Task Force formalizou XMPP como um aprovador de mensagens instantâneas e tecnologia de presença sob o nome de XMPP (as mais recentes especificações são RFC 6120 e RFC 6121). Nenhum royalties ou permissões concedidas são necessários para implementar estas especificações.
. História
Tecnologias XMPP têm sido usadas desde 1999. Muitas implementações XMPP padrões existem para clientes, servidores, componentes e bibliotecas de código.
. Segurança
Servidores XMPP podem ser isolados (por exemplo, em uma intranet de empresa), e autenticação segura (SASL) e criptografia (TLS) que foram incorporadas dentro das especificações XMPP centrais.
. Flexibilidade
Funcionalidade personalizada pode ser construída em cima de XMPP. Para manter a interoperabilidade, as extensões comuns são geridas pela XMPP Standards Foundation. Aplicações XMPP além de IM incluem salas de chat, gerenciamento de rede de distribuição de conteúdo, ferramentas de colaboração, compartilhamento de arquivos, jogos, sistemas de controle e monitoramento remoto, de geolocalização, middleware e computação em nuvem, VoIP e serviços de identidade.
Desvantagens
. Não suporta Quality of Service (QoS)
A entrega garantida de mensagens tem que ser construída no topo da camada de XMPP. Há dois XEPs propostos para lidar com esta questão, XEP-0184 recibos de entrega de mensagens, que é um projeto padrão, e XEP-0333 Marcadores de bate-papo, que é considerado experimental.
. A comunicação baseada em texto
Desde XML é baseada em texto, XMPP normal tem uma rede sobrecarregada maior em comparação com soluções
...