TRANSFORMAÇÕES NOS SERES VIVOS E AMBIENTE
Por: Davi Soares Batista • 27/1/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 255 Palavras (2 Páginas) • 355 Visualizações
TRANSFORMAÇÕES NOS SERES VIVOS E AMBIENTE
Profa. Simone Freitas
Bárbara de Lima Couto – 11087315
Davi Reis Procaci Gonçalves – 11019515
Eduardo Cardoso de Sena – 11055915
Heitor Henrique Ciciliano – 11019015
Raquel Nogueira de Magalhães – 11102015
Renan Andrietta Machado – 11033415
TAA 08
Quais características reprodutivas da praga agrícola Diabrotica speciosa e qual tipo de cultivo são relevantes para regular a densidade populacional desse inseto?
A Diabrotica speciosa é uma praga que afeta interesses econômicos, atinge drasticamente os pequenos produtores e o método de controle mais usado ainda é o emprego de inseticidas químicos. Pesquisas de campo com o inseto são dispendiosas por causa da dificuldade prática do controle do inseto. Mas, foi descoberto a partir de um modelo matemático desenvolvido por pesquisadores do IBB que a Diabrotica speciosa se reproduz menos quando o hospedeiro é o milho, pois tem mais dificuldade em persistir e colonizar nesses cultivos.
O modelo constatou, por meio das simulações matemáticas, que a expansão da praga é, de fato, freada quando a variável do milho é inserida entre as dos cultivos de outras plantas.
Além da probabilidade de o milho frear a expansão da praga, o modelo demonstrou que a taxa de oviposição e o tempo em que o inseto permanece na fase imatura são as variáveis mais sensíveis a fatores externos, como a temperatura.
A interação das características fisiológicas e comportamentais do inseto com as diferentes configurações espaciais e temporais das paisagens modeladas pelos pesquisadores mostrou, ainda, que a colocação de plantios de milho na periferia dos cultivos diminui ainda mais a probabilidade de invasão.
...