Trabalho apresentado á Disciplina de: Informática
Por: julianareiss • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.217 Palavras (13 Páginas) • 236 Visualizações
Colégio Estadual Costa Viana.
TRABALHO DE FLUXOGRAMA.
SÃO JOSE DOS PINHAIS – PR
2015
Juliana Garcia Reis – n° 13
TRABALHO DE FLUXOGRAMA.
Trabalho apresentado á Disciplina de: Informática. Série: 2 ano. Turma: A. Curso: TAS. Colégio: Colégio Estadual Costa Viana.
Professor: Emerson.
SÃO JOSE DOS PINHAIS – PR
2015
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 – SIMBOLOS DE PADRÃO ANSI ORIGINAIS 17
FIGURA 2 – SIMBOLOS DE FLUXOGRAMA 18
FIGURA 3 – SIMBOLOS DE FLUXOGRAMA 18
FIGURA 4 – FLUXOGRAMA DENTRO DE UMA EMPRESA 15
FIGURA 5 – FLUXOGRAMA DE COMO LAVAR UM CABELO SUJO 22
FIGURA 6 – FLUXOGRAMA ASSAR UM BOLO 23
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. FLUXOGRAMA 6
2.1 O QUE É, CONCEITO E USABILIDADE DO FLUXOGRAMA... ....6
2.2 PADRONIZAÇÃO... ....8
2.3 APLICAÇÕES DO FLUXOGRAMA... ....8
2.4 PRINCIPIOS DE UM FLUXOGRAMA... ....9
2.5 INFORMAÇÕES BÁSICAS DE UM FLUXOGRAMA... ....9
2.6 ANÁLISES PELO FLUXOGRAMA.. ....10
2.7 PARTES INTEGRANTES DO FLUXOGRAMA.. ....12
2.8 VANTAGENS DO USO DO FLUXOGRAMA... ....12
3. TIPOS DE FLUXOGRAMA 14
4. SIMBOLOGIA DO FLUXOGRAMA 16
5. FLUXOGRAMA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO 19
6. CRIANDO E IMPLANTANDO UM FLUXOGRAMA ATRAVÉS DE UM ALGORITMO 21
6.1 ALGORITMO NÃO ESTRUTURADO .21
7. CONCLUSÃO 24
8. REFERÊNCIA 25
- INTRODUÇÃO
Organização, Sistemas e Métodos é uma área clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas e tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. A responsabilidade básica da área de Sistemas, Organização e Métodos é a de executar as atividades de levantamento, análise, elaboração e desenvolvimento de sistemas administrativos na empresa.
Para implantar melhorias exige um grau de organização apurado, para que as modificações não causem complicações no momento em que forem introduzidas no processo. Um plano suficientemente detalhado para garantir que todos os cuidados tomados estejam sendo cumpridos e que todas as etapas da implantação tenham a segurança que esse comportamento exige.
- FLUXOGRAMA
- O QUE É, CONCEITO, DEFINIÇÃO E USABILIDADE DO FLUXOGRAMA?
Fluxograma é de intenso e amplo uso universal.
Um fluxograma, ou flowchart, é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais e operações (diagramação lógica, ou de fluxo), é a mostra visual de um passo a passo de ações que envolvem um determinado processo. Que geralmente pode ser confundido com o organograma, o fluxograma possui a diferença de representar algo essencialmente dinâmico, já o organograma é uma representação da estrutura funcional da organização. O fluxograma também pode ser usado por programadores para elaboração de algoritmos (programação estruturada), porém, neste caso ele possui algumas representações próprias.
O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho ou também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa. A definição clara é um conjunto de símbolos normalizados com o objetivo de descrever o fluxo de dados e as operações sobre elas efetuadas. Os Fluxogramas são fundamentais para a otimização e melhoria contínua dos processos - já que podem evidenciar rotinas ilógicas ou incoerentes.
A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.
muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
Os fluxogramas são muito utilizados em projetos de software para representar a lógica interna dos programas, mas podem também ser usados para desenhar processos de negócio e o workflow que envolve diversos atores corporativos no exercício de suas atribuições.
O fluxograma sempre possui um início, um sentido de leitura, ou fluxo, e um fim. Alguns símbolos básicos são usados na construção de qualquer fluxograma, porém eles podem variar. Veja abaixo algumas definições básicas:
- Geralmente, usa-se um círculo alongado para indicar o início e o fim do fluxo;
- A seta é usada para indicar o sentido do fluxo;
- No retângulo são inseridas as ações;
- O losango representa questões / alternativas;
+ O losango sempre terá duas saídas; - As linhas ou setas nunca devem cruzar umas sobre as outras;
- O texto deve ser sempre claro e sucinto;
- Recomenda-se iniciar as ações sempre com um verbo no infinitivo (fazer, dizer...);
O importante é estabelecer o fluxograma de forma que ele fique o mais claro possível, ou seja, que fique fácil identificar as ações que devem ser executadas, ou dependendo do tipo de fluxograma, as alternativas do processo.
...