USO DE PROGRAMAÇÃO ROBÓTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Por: douglasitba • 10/5/2021 • Monografia • 5.459 Palavras (22 Páginas) • 164 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DOUGLAS DE ALMEIDA MARTINS
USO DE PROGRAMAÇÃO ROBÓTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ITUIUTABA
2018
DOUGLAS DE ALMEIDA MARTINS
USO DE PROGRAMAÇÃO ROBÓTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Documento final, apresentado a Universidade do Estado de Minas Gerais, como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação.
Ituiutaba, 22 de novembro de 2018.
BANCA EXAMINADORA
__________________________________________________
Prof. Tiago Bacciotti Moreira
Afiliações
__________________________________________________
Prof. (nome do proff avaliador)
Afiliações
__________________________________________________
Prof. (nome do proff avaliador)
DOUGLAS DE ALMEIDA MARTINS
Documentação de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerias para obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação.
Orientador: Tiago Bacciotti Moreira.
ITUIUTABA
2018
Agradecimentos
“Agradeço a minha família por serem meus reais incentivadores e por nunca me deixarem desistir.
Em especial agradeço à minha esposa e meus filhos que sempre acompanharam a incessável vontade tinha em me formar.
Agradeço a todos que me apoiaram e que sempre torceram pelo desfecho positivo dessa jornada acadêmica”
Douglas de Almeida Martins
Dedicatória
Dedico este trabalho a toda minha família, e meus professores que sempre me ajudaram do início ao fim deste curso.
Douglas de Almeida Martins
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ZDP Zona de Desenvolvimento Proximal
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
USB Universal Serial Bus
RESUMO
A robótica atualmente tem sido utilizada como ferramenta de apoio aos ensinos fundamental e médio, que utilizam conteúdos considerados altamente teóricos. Considerando o momento de alto crescimento da tecnologia pelo qual passamos, como chamar a atenção e atrair crianças e adolescentes para o meio tecnológico? Cursos voltados para as áreas de tecnologia da informação, seja em nível médio ou em nível superior, crescem a passos largos devido ao mercado de trabalho em ascensão. A robótica, quando trabalhada com Lego Mindstorms e NXT, é facilmente aceita por ser de rápida assimilação nos conteúdos servindo de estímulos para a criatividade e a inteligência, sem falar que é amplamente utilizada por sua facilidade de aquisição e de manipulação. Neste trabalho será apresentado um estudo de inclusão da robótica na educação fundamental, como processo auxiliar de ensino e aprendizagem com a finalidade de estimular o desejo e a criatividade dos alunos, incentivando e instigando ao mundo tecnológico. O objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos básicos de computação e de robótica educacional às crianças e adolescentes, disseminar as boas práticas que tecnologia possui, estimular a capacidade cognitiva dos alunos, desenvolvendo e programando o robô de forma mais autônoma possível.
SUMÁRIO
Sumário
LISTA DE FIGURAS 9
CAPITULO 1 – Conceitos e Definições 11
1.1 - Teoria Histórico Cultural 11
1.2 - Zona de Desenvolvimento Proximal 12
1.3 – Ensino Desenvolvimental 13
1.4 - Motivação Intrínseca e Extrínseca 14
1.5 – Informática Educacional 14
1.6 – Robótica Educacional 15
CAPÍTULO 2 – Conhecendo Hardware e Software 17
2.1 – Lego Mindstorms NXT 17
2.1.1 – Lego Mindstorms 17
2.1.2 – O que é o NXT? 17
2.1.3 – Visor 18
2.1.4 – Portas de Entrada e Saída 18
2.1.5 – Sensores 19
2.1.6 – Servomotores 23
2.2 – O Software 24
2.2.1 – Lego Mindstorms NXT 24
2.3 – O software 25
2.3.1 – Paletas 25
CAPÍTULO 3 – Experimento Didático 32
3.1 – Objetivo do experimento didático. 32
3.2 – Etapas de desenvolvimento 32
3.3 – Desenvolvimento da Aula 33
3.4 – Apresentação do projeto 35
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