Pré-projeto : O uso da Paródia como recurso didático no ensino da Literatura.
Por: aninharlvs • 5/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.959 Palavras (8 Páginas) • 1.293 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CAMPUS SANTA INÊS
DEPARTAMENTOS DE LETRAS E PEDAGOGIA
ANA MARIA VIANA
FERNANDA SILVA REIS
THAYANNA KELLE PEREIRA DA SILVA
ENSINO DE LITERATURA: uma proposta de uso da Paródia como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem no 3° ano do ensino médio da escola Josué Montello
Santa Inês
2016
ANA MARIA VIANA[pic 1]
FERNANDA SILVA REIS
THAYANNA KELLE PEREIRA DA SILVA
ENSINO DE LITERATURA: uma proposta ao uso da Paródia como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem no 3° ano do ensino médio da escola Josué Montello
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Campus Santa Inês, como requisito para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
[pic 2]
Orientador:
Santa Inês
2016
SUMÁRIO[pic 3]
1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA 3
1.1 Tema 3
1.2 Título 3
1.3 Problema 3
1.4 Hipótese 3
1.5 Objetivos 4
1.5.1 Objetivo geral 4
1.5.2 Objetivos específicos 4
1.6 Justificativa 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
3 METODOLOGIA 8
3.1 Tipo de pesquisa 8
3.2 Universo e amostra 8
3.3 Instrumentos de dados 8
4 CRONOGRAMA 9
REFERÊNCIAS 10
1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
O presente projeto aborda o ensino da literatura através do uso da paródia como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula de Língua Materna com os alunos do Ensino Médio.
- Tema
Ensino de Literatura por meio da paródia
- Título
ENSINO DE LITERATURA: uma proposta ao uso da Paródia como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem no 3° ano do ensino médio da escola Josué Montello
- Problema
Observa-se que o ensino da Literatura há tempos ocorre de maneira tradicional, o que faz com que os alunos diminuam o interesse pelo estudo dessa disciplina na sala de aula e contribua para agravar a crise da leitura e afastar, às vezes de modo irreversível, os jovens dos livros privando-os assim do contato com essa forma de comunicação e impossibilitando que se instaure o diálogo entre textos e leitores de diferentes épocas e culturas.
É dessa realidade conturbada que emerge o questionamento. O uso de paródias como recurso didático pode estimular o interesse pela leitura literária?
Parte-se da crença de que o professor deve ser o responsável por criar estratégias de ensino e aprendizagem capazes de motivar e estimular seus alunos a terem o gosto pela leitura de diferentes gêneros textuais, inclusive os literários em sala de aula. E de que o ensino da Literatura não se limita a memorizar dados sobre autores, obras ou características do contexto histórico de cada período literário.
1.1 Hipóteses
O uso do gênero do discurso paródia pode despertar o interesse dos estudantes por diferentes práticas de leitura, inclusive por textos da literatura canônica.
1.5 Objetivos
1.5.1 Objetivo geral
→ Aplicar o gênero discursivo paródia como metodologia de ensino para aumentar/desenvolver o interesse dos alunos por textos da esfera literária..
1.5.1 Objetivos específicos
→ Apresentar os tipos de paródias;
→ Empregar a paródia incorporando o conteúdo literário;
→ incentivar a apropriação de saberes escolares sobre textos literários por meio da paródia.
1.2 Justificativa
Nos dias atuais, percebemos que os alunos perderam a hábito de ler livros. Acreditamos que seja a falta de metodologias e ferramentas de ensino por parte do professor (mas não somente), o qual tem o dever de incentivar e estimular os alunos. Nesse sentido, pretendemos usar a paródia musical como temática, a fim de proporcionar não só a criatividade dos discentes, mas também favorecer o interesse em produzir e contextualizar suas ideias com os demais estudantes, pois acreditamos que o uso desse gênero estimula a compreensão e o conhecimento cognitivo, assim como pode aumentar o interesse dos alunos por diferentes gêneros textuais.
Trabalhando a música, as chances de atrairmos a atenção do alunado serão ampliadas e, assim, criamos mais possibilidades para instigarmos a leitura dos textos literários, pois a paródia pode permitir um feedback dos estudantes com os professores. E também, desenvolve a criatividade, e proporciona o conhecimento do uso de recursos da linguagem poética, como a sonoridade, a métrica, o ritmo.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Os PCN são claros quanto à prática de ensino/ aprendizagem nas aulas de Literatura. A discussão principal tem sido referente aos métodos inovadores os quais professores utilizam como objetivo de tornar as aulas mais atrativas aos seus alunos, isso significa prepará-los para a vida e capacitá-los para o aprendizado permanente.
...