Universidade do Sul de Santa Catarina
Por: Wellington Braatz - Corretor de Imóveis • 20/5/2022 • Trabalho acadêmico • 876 Palavras (4 Páginas) • 108 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Princípios de Banco de Dados
Professor: LUCIANO SANTOS
Nome do estudante: Pedro da Silva Sauro
Data: 04/04/2022
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) A Revista DevMedia em sua edição 102 no artigo intitulado “Banco de Dados NoSQL: Um Novo Paradigma” apresenta conceitos e uma explanação a respeito de uma nova classe de bancos de dados que está chamando a atenção de muitos usuários. Esta nova classe é comumente denominada NoSQL (Not only SQL). Acesse o endereço abaixo, faça uma leitura do artigo e exponha textualmente que novo paradigma é este, abordando quais as limitações dos bancos de dados relacionais bem como as principais características desta nova classe de banco de dados.
http://www.devmedia.com.br/banco-de-dados-nosql-um-novo-paradigma-revista-sql-magazine-102/25918
Pontuação para esta questão: 2,5
O site a cima citado menciona um novo paradigma na área dos bancos de dados.
O NoSQL (Not only SQL). Vem crescendo com tudo. É um banco relacional que a bastante tempo bem servindo muitos usuários. Esse banco é estruturado em tabelas.
As tabelas do NoSQL (Not only SQL) se relacionaram entre si, muito parecido com a explicação do professor na aula um do zoom. Geralmente esses bancos utilizam o SQL como linguagem. O noSQL no geral não ´relacional, contudo, pode ser dependendo da circunstância. Normalmente esse tipo de banco armazena os dados de forma isolada. O NoSQL utiliza um sistema de dados flexível. Os principais bancos são os relacionados a colunas, tem também o banco chave, valor, grafos e os bancos orientado a documentos. Contudo esses bancos podem orientar a mais de um modelo.
O NOSLQ sai na frente do sql porque ele tem algumas funcionalidades que aceleram o desempenho da aplicação e a consulta, outro benefício é poder mexer num único registro caso seja necessário, em contrapartida outros bancos não permitem essas vantagens.
2) Diferencie modelo de dados a nível conceitual do modelo de dados a nível lógico. Pontuação para esta questão: 2,5
A diferença desses dois modelos é que o a nível conceitual é a primeira fase da modelagem, é a representação do mundo real ou do objeto que queremos representar de uma forma simplificada, nesse nível o projeto ainda é independente sendo possível aplicar em qualquer DBA, esse nível seria o primeiro passo, como se fosse a entrevista para saber todos os dados e quais requisitos é necessário o sistema. Nível lógico tem conceitos mais fáceis de entender, embora esteja mais próximo do sistema físico, ele ainda é independente e nessa fase fazemos a definição de dados, nessa fase temos mais detalhes nos dados.
3) No decorrer de nossos estudos dessa U.A., foram apresentadas algumas características importantes e que devem estar presentes em uma ferramenta de banco de dados. Tendo como base o cenário abaixo apresentado e considerando os parâmetros para a adoção de uma tecnologia de banco de dados conforme estudado, responda a questão disponível logo a seguir.
Cenário:
A XPK precisa disponibilizar através da Web consultas aos seus executivos através de um Sistema de Banco de Dados Relacional. Estas consultas mostram informações sobre o ranking (confiança dos investidores e acionistas, pontos na bolsa de valores, etc.) instantâneo da empresa no mercado financeiro. As consultas recolhem dados de várias fontes externas (mercado, concorrentes, etc.). Sabe-se que todas as fontes externas provêm de bancos de dados relacionais que obedecem a um padrão para operações de definição e manipulação de dados, que podem estar executando em Sistemas Operacionais diferentes. Sabe-se ainda que o foco da empresa é a geração das consultas para impressão em relatórios e não seu armazenamento, uma vez que os dados que geram as informações são de um período pontual.
...