WBS (Work Breakdown Structure) e PBS (Product Breakdown Structure)
Por: Edson Romao • 2/6/2019 • Dissertação • 677 Palavras (3 Páginas) • 612 Visualizações
WBS (Work Breakdown Structure) e PBS (Product Breakdown Structure)
A WBS (Work Breakdown Structure) ou EAP (Estrutura Analítica do Projeto) em português define as entregas do projeto e sua decomposição em pacotes de trabalho.
A WBS fornece uma visão estruturada das entregas do projeto e é um ótimo instrumento para alinhar o entendimento do projeto e integrar todas as áreas.
Já a PBS (Product Breakdown Structure) ou EDP (Estrutura de Divisão de Produto) em português é uma árvore hierárquica de todos os componentes que constituem o produto objeto do projeto, ou um entrega do projeto através de uma relação parte-todo.
A principal diferença entre PBS e WBS é que a estrutura de gerenciamento de produtos inclui apenas os elementos físicos de um produto. A EAP, por outro lado, incorpora os elementos de dados e serviços necessários. Mais simplesmente, a PBS foca no produto, enquanto a WBS se concentra no trabalho necessário em um projeto.
ORIGENS
A WBS teve com origem o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DOD) que criou um conceito como parte do projeto de mísseis balísticos lançados por submarinos móveis da Polaris. Depois de concluir o projeto, o DOD publicou a estrutura de quebra de trabalho que usou e exigiu o seguinte procedimento nesse projeto em futuros projetos desse escopo e tamanho. Mais tarde, adotado pelo setor privado, a WBS continua a ser uma das ferramentas de gestão de projetos mais comuns e úteis.
O conceito de um PBS é de origem integrante da metodologia PRINCE. As origens do PRINCE remontam ao Reino Unido nos anos 70. Em 2017 o PMBOK decidiu incluir a PBS.
QUANDO USAR
Ambas as técnicas devem ser utilizadas no processo de planejamento e traz benefícios diferentes e, devem ser usadas em conjunto para garantir que o projeto seja completamente planejado. Juntos, elas apóiam uma abordagem de "Design retroativo" para o processo de planejamento.
Você deve produzir o PBS primeiro para que o resultado do projeto seja claramente entendido e possa ser acordado com o patrocinador.
Uma WBS pode então ser construída para organizar a construção de produtos como um conjunto de pacotes de trabalho e tarefas associadas.
COMO USAR
A aplicação do WBS em uma empresa, como ferramenta de planejamento, depende muito dos objetivos em questão. Ao criar um WBS, é fundamental seguir algumas dicas:
1. Decomposição 🡪 Nunca utilize verbos ao decompor as atividades e níveis do projeto. Ao detalhar o WBS ao nível de execução das atividades, você tornará a ferramenta em algo complexo, que poderá impedir o bom andamento dos trabalhos.
2. Entregas x Ações 🡪 A decomposição dos níveis do WBS deve chegar sempre até o pacote de trabalho, nunca nas ações necessárias para atingir as entregas.
3. Visualização 🡪 A representação visual dos níveis de projeto deve seguir uma ordem de fácil visualização, mas você pode e deve customizá-la de acordo com as necessidades do seu trabalho.
Já o PBS é essencialmente a quebra de um produto em seus componentes necessários. O objetivo desse detalhamento é fornecer uma representação visual dos componentes de um produto e o relacionamento entre esses componentes.
...