A Analise de Ânions
Por: Wescley Souza • 10/12/2018 • Relatório de pesquisa • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 716 Visualizações
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET
Curso de Bacharelado em Química
Disciplina: Química Analítica Experimental I
Professora: Silvia Helena Bonfim Gomes Rodrigues
Analise de Ânions
Aluno: Wescley de Souza Araújo
Introdução
Os métodos utilizados para a detecção de ânions não são sistemáticos como os descritos para os cátions. Não existe uma marcha sistemática que permita a separação dos ânions em grupos e a subsequente separação de seus componentes para as reações de indicação e confirmação. Os ânions podem ser classificados de acordo com algumas propriedades tais como: ânions que desprendem gases quando tratados com ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado, ânions que apresentam reações de precipitação e ânions que apresentam reações de oxidação e redução.
Os ânions, íons de carga negativa, são frequentemente encontrados em ligação iônica com metais. Por estarem presentes em todos os compostos inorgânicos, são muito importantes e torna-se crucial aos profissionais da área química identificá-los corretamente.
No caso dos ânions, as reações já são diretamente as específicas, o que torna o processo mais suscetível a interferências, tendo em vista que podem ocorrer outras reações concomitantemente àquela(s) almejada(s). Entretanto, os ânions possuem grupos principais, o que diminui o problema de interferências no processo analítico.
Os ânions não se classificam em grupos como os cátions, na prática a amostra será submetida a uma série de testes prévios para que sejam eliminados alguns ânions, isto é feito levando em consideração a solubilidade da mesma em água, o valor do pH da solução, tratamento com ácido sulfúrico concentrado à quente, reações com certos compostos específicos como o nitrato de prata (AgNO3), cloreto de bário(BaCl2) e testes de solubilidade da solução em meio ácido.
Diante deste contexto, o presente trabalho será direcionado para a análise dos ânions: cloreto, tiocianato, carbonato e sulfato.
Objetivo:
Identificar ânions presente na amostra recebida através de testes de eliminação e em seguida de identificação.
Materiais e Reagentes:
Pinça de Madeira
Tubos de Ensaio
Bastão de Vidro
Pipeta de Pasteur
Centrifuga
Banho Maria
Àgua Destilada
Àcido Sulfurico 6mol/L
Àcido Nitrico 6 mol/L
Permaganato de Potássio 0,002 mol/L
Nitrato de Prata 0,1 mol/L
Procedimento Experimental:
Foi recebido três amostras nomeadas como 1 A, 1B e 1C, em tubos de ensaio.
Teste de Eliminação Amostra:
TE 1-Colocar 0,5 ML da amostra em um tubo de ensaio e adicionar 1 gota de ácido sulfúrico 6 mol/L, observar o tubo ao nível dos olhos , cheirar levemente impelindo com a mão o ar na direção do seu nariz.
TE 2-Adicionar a solução anterior, gota à gota, solução de permanganato de potássio 0,002 mol/L, observar, aquecer por 1 minuto e observar novamente.
TE 3-Em outro tubo de ensaio colocar 0,5 mL da amostra, e adicionar nitrato de prata 0,1 mol/L. Se houver formação de precipitado adicionar mais 5 gotas, observar. Adicionar ácido nítrico 6 mol/L até solução ácida e mais 5 gotas em excesso, caso haja formação de precipitado adicionar mais ácido nítrico e observar.
TE 4- Colocar 0,5 mL da solução amostra em tubo de ensaio e adicionar 3 gotas de Ca(NO3)2. Adicionar NH3 6 mol L-1 até a solução se tornar alcalina, Observar.
TE 5- Colocar 0,5 ml da solução amostra em tubo de ensaio e adicionar 3 gotas de BaCl2, se houver formação de precipitado centrifugar e descartar o sobrenadante, observar. Adicionar 6 gotas de HCl 6 mol/L , observar.
Obs: Usar esses mesmos procedimentos nas amostras 1B e 1C.
De acordo com as observações feitas em cada teste de eliminação, usar os testes de identificação específicos abaixo:
Identificação do Ion Cloreto:
Acidificar uma porção de 0,5 mL da solução amostra com HNO3 6 mol L-1 e adicionar gotas de AgNO3. Centrifugar e rejeitar a solução sobrenadante. Adicionar NH3 6 mol L-1 até pH alcalino, 5 gotas de excesso e observar. Se o precipitado se dissolver, acidificar novamente a solução com HNO3 6 mol L-1.
Identificação do Ion Carbonato:
Em 0,5 mL da solução amostra, adicionar 3 gotas de solução de Ba(OH)2 saturada. Homogeneizar e esperar 2 minutos.
Identificação do Ion Sulfato:
Acidificar algumas gotas de solução com HCl 6 mol L-1 e adicionar algumas gotas de BaCl2.
Identificação do Ion Tiocianato (SCN-):
Acidificar a solução amostra com HCl 6 mol L-1 e adicionar algumas gotas de solução de FeCl3.
Resultados:
Após os testes de eliminação separamos os possíveis ânions presentes nas amostra 1A, 1B e 1C recebidas, e partimos para os testes de identificação.
Na amostra 1A, após o TE 3, com adição de nitrato de prata houve formação de precipitado, o que indica a possível presença de ânions cloreto e tiocianato na amostra, que, foi possível identificá-los com teste de identificação específico de cada ânion.
No teste do ânion cloreto, confirmamos a presença deste com formação de precipitado branco, em forma de AgCl.
Reação:
Ag+ + Cl- → AgCl↓ (branco)
AgCl↓ + 2NH3 → [Ag(NH3)2]+ + Cl-
[Ag(NH3)2]+ + Cl- + 2H+ → AgCl↓ + 2NH4+ ppt branco
...