A Atividade Reflexiva
Por: EdsonSRV • 23/10/2020 • Dissertação • 754 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
Nome: Edson Alberto da Silva
RGM: 18642845
Tutor: Carlos Adriano Martins
Disciplina : Prática de Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental I
Atividade Reflexiva Unidade I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio
Os desafios encontrados na prática do ensino não são poucos e muito menos de fácil solução.
O professor está diante uma classe mesclada de alunos dispostos em aprender, juntamente com outros que estão ali, apenas para “cumprir” uma obrigatoriedade que é a conclusão do ensino fundamental.
Diante dessa situação ali exposta, cabe ao professor, instigar em cada aluno, visando sempre o coletivo, porém, em muitos casos, tratando individualmente, a vontade de aprender, tendo como objetivo, o compartilhamento e não somente a transmissão do conhecimento, proporcionando ao aluno, condições onde o mesmo torne-se crítico através de expositivas.
Para que tal mérito seja alcançado, a prática de Ensino em Ciência introduzida pelo professor, deve incentivar no aluno, o espírito crítico, investigador e interessado em adquirir conhecimentos que viessem não somente favorecer o aprendizado, mas também associá-lo ao cotidiano social em que o mesmo está inserido. Baseando-se na necessidade do professor instigar o aluno, a prática docente dve ser contemplada com o que o então aluno de Licenciatura verifica não somente através da observação em sala de aula, mas também na vontade em aprofundar seus conhecimentos á respeito das variadas forma de “ensinar”. Para tal, o estágio supervisionado é de suma importância. No estágio, o aluno de Licenciatura, não somente observa e analisa o que de certo e eficaz o professor está realizando para “prender” a atenção do aluno, mas também, seu erros na prática do ensino.
A atividade do professor de Ciências efetivamente não é fácil e, será mais difícil ainda, se o professor não se atualizar e além de sua formação acadêmica, não aprofundar em buscar aprimorar seus conhecimentos sobre como compartilhar de forma construtiva seus ensinamentos.
Ao ler o artigo “Formação de professores de Ciências: Um desafio sem limites” da professora adjunto doutora do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar Denise de Freitas, onde ela destaca o conhecimento adquirido no ensino docente e a realidade que o profissional verdadeiramente encontra, observo que mesmo diante anos de pesquisa e metodologias empregadas, é difícil o ensinar e suas ramificações. De um lado vemos o professor como responsável pelo “fazer instigar” nos alunos a vontade pelo saber, em contra partida, a responsabilidade do aluno em querer aprender.
Mesmo diante dos avanços tecnológicos e métodos inovadores, o professor se depara com inúmeras situações onde suas habilidades e capacidades são posta a prova, buscando uma necessidade de adaptação que o docente não adquiriu ao longo de seu aprendizado
...