A Concentração De Solução E Precipitação Do Iodeto De Chumbo
Por: Luccas3000 • 3/5/2023 • Relatório de pesquisa • 1.164 Palavras (5 Páginas) • 111 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PAULISTANO
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
A.Q.Q.T – ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA
Luccas Batista Moreira
CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÃO E PRECIPITAÇÃO DO IODETO DE CHUMBO
Professor(a): José Roberto de Oliveira
Data de execução:27/09/2022
São Paulo
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 5
MATERIAIS E REAGENTES 5
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5
RESULTADOS E DISCUSSÕES 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
Reação de dupla troca é quando reagimos ácidos com bases, ácidos com sais, bases com sais, sais com sais, etc. ela envolve uma troca de cátion de uma substância composta (formada por mais de um elemento químico) com o ânion de outra substância composta.
Quando essa reação química acontece em meio aquoso com as espécies químicas dissociadas, pode-se representar esse tipo de reação por meio de equações iônicas. Como exemplo, numa solução aquosa 1, existem os íons X+(aq) e Y-(aq). Em outra solução aquosa 2, há os íons A+(aq) e B-(aq). Se misturarmos essas soluções, os íons A+(aq) da solução 2 irão reagir com os íons Y-(aq) da solução 1, formando o precipitado AY(s).
XY(aq) + AB(aq) → AY(s) + XB(aq)
A equação iônica completa é dada por:
X+(aq) + Y-(aq) + A+(aq) + B-(aq) → AY(s) + X+(aq) + B-(aq)
Simplificadamente temos:
A+(aq) + Y-(aq) → AY(s)
Esse fenômeno é denominado de precipitação.
Para identificar se na reação ocorrerá ou não uma precipitação, tem-se uma tabela denominada tabela de solubilidade. Ela permite prever quais os íons que, em solução aquosa, combinam-se para formar um precipitado.
FIGURA 1 – Tabela de solubilidade[pic 1]
Fonte: LOPES DIAS, Diogo, produto de solubilidade. Manual da química. Disponível em: Produto de solubilidade - Manual da Química (manualdaquimica.com) . Acesso em: 08 de out. 2022.
Com base na tabela acima, a linha que se refere aos cloretos (Cl-) a grande maioria é solúvel em solução aquosa. Mas entre as principais exceções está o cloreto de prata, que é insolúvel. Isso significa que esse será um precipitado.
Contudo, a importância da reação de dupla troca é a formação de novos compostos, como sais, ácidos, entre tantos compostos importantes no dia-a-dia das pessoas e das empresas. Exemplo é o Iodeto de Chumbo, que é utilizado para detectar fótons de alta energia.
OBJETIVOS
- Observar reações do experimento de dupla troca e executar técnicas de pesagem e laboratoriais.
MATERIAIS E REAGENTES
Materiais:
- Erlenmeyer 500mL
- Béquer 50mL
- Bagueta
Reagentes:
- Nitrato de chumbo (Pb(NO3)2)
- Iodeto de potássio (KI)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Pesaram-se aproximadamente 10,34375g de Nitrato de Chumbo e 10,375 de Iodeto de potássio em uma balança analítica. Posteriormente, foram adicionados cada um em um béquer de 50mL, com aproximadamente 40mL de água deionizada para auxiliar na homogeneização de cada solução com uma bagueta. Completou-se com água deionizada até aferir os 50mL no béquer.
Transferiu-se a solução de nitrato de chumbo do béquer de 50mL para um Erlenmeyer de 500mL e posteriormente a solução de iodeto de potássio do béquer de 50mL.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
-Concentração em g.L-1 e mol.L-1 do Iodeto de Potássio.
Dados:
Massa molar: 166g
Massa do soluto: 10,3349g
Volume de solução: 0,05L
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Assim determinamos que a concentração em g.L-1 (grama por litro) é de aproximadamente 206,698, e a concentração em mol.L-1 (mol por litro) é de 1,24.
-Concentração em g.L-1 e mol.L-1 do Nitrato de Chumbo.
Dados:
Massa molar: 331g
Massa do soluto: 10,38g
Volume de solução: 0,05L
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
Assim determinamos que a concentração em g.L-1 (grama por litro) é de aproximadamente 207,6, e a concentração em mol.L-1 (mol por litro) é de 0,62.
...