A Corrente Elétrica E o Fluxo Ordenado Dos Elétrons
Por: Ana Gomes • 3/11/2019 • Artigo • 357 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Colégio: Estadual Presidente Médici
Componentes: Débora Aula, Eric Gil, Ivilla Beatriz, Lorena Sousa e Sérgio Barbosa
Série: 1° ano - Turma: B - Turno: Matutino
Professor: Marcelo
Relatório da experiência
A corrente elétrica é o fluxo ordenado dos elétrons. Eles se movem de forma ordenada em um condutor elétrico que é ligado á polos de diferentes cargas elétricas (positiva e negativa), é esse movimento que denomina–se corrente elétrica.
[pic 1]
No experimento realizado em sala percebe–se que certos elementos como o vinagre, a água sanitária, a solução de sal + água, e de gesso + água, o prego e outros objetos de metal quando entram em contato com os fios da lâmpada, fornecem energia elétrica, o responsável por isso são os elétrons desses elementos, que carregam uma carga elétrica e na medida que se movem transportam eletricidade formando uma corrente elétrica.
Por outro lado, outras matérias não estabelecem carga elétrica, isso ocorreu pois tais materiais como a água potável, a sacarose, o NaCl, a borracha, o álcool e a solução de sacarose + água são matérias neutras.
É possível notar que o Cloreto de sódio e a água não conduzem energia quando estão separados, mas juntos tem carga elétrica, esse fato ocorre porque a água possui uma pequena porção de corrente movendo-se por ela, mas quando o sal (NaCl) é dissolvido nela, as moléculas do Cloreto de sódio se dividem em duas partes: um íon de sódio e um íon de cloro. O íon de sódio tem um elétron a menos, o que o fornece uma carga positiva, e o íon do cloro tem um elétron extra que o dá carga negativa.
A questão de conduzir ou não eletricidade estática relacionada ao tipo de ligação química que a substância é formada. As ligações químicas podem ser: Ligações metálicas, que são ótimas condutoras de eletricidade no seu estado sólido, garças aos elétrons livres. As ligações moleculares, aquelas que não são capazes de produzir corrente elétrica por serem neutras não possuindo cargas livres. E as ligações iônicas, que conduzem eletricidade apenas no estado líquido, pois os íons tem a “liberdade” para se movimentar
...