A Cromatografia é um dos métodos mais modernos e elaborados de separar misturar
Por: Carolina Duarte • 24/7/2015 • Relatório de pesquisa • 775 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
Introdução
A Cromatografia é um dos métodos mais modernos e elaborados de separar misturar, é definida como a separação de uma mistura de dois ou mais componentes ou íons por distribuição entre duas fases, uma das quais a estacionaria, e a outra, se move. Pode ser utilizada para identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para purificação de compostos, separando-se as substancias indesejáveis e para separação de compostos de uma mistura.
A cromatografia que fizemos na pratica foi a cromatografia em camada fina (CFF), também chamada de cromatografia em camada delgada (CCD), é uma técnica muito importante para a separação rápida e a análise qualitativa de pequenas quantidades de materiais. Durante este processo, chamado desenvolvimento do cromatograma, os vários componentes da mistura são separados. A separação é baseada no equilíbrio dos solutos entre as fases móvel e estacionária, e devido a diferença de velocidades, nas quais os componentes individuais da mistura migram pela placa sobre o eluente.
Quando os componentes da amostra forem coloridos, manchas verticais na placa são visíveis, se os componentes da amostra não forem coloridos, deve-se empregar um método de visualização diferente, como à luz ultravioleta, nesse caso 256 nm e/ou o vapor de iodo.
Também existem outros tipos de cromatografia, e são divididas em duas categorias:
-Planar: Cromatografia em papel, que separa liquido-liquido e a cromatografia em camada fina, já falada acima.
-Coluna: cromatografia gasosa, supercrítica (CSC) e a cromatografia liquida, apresenta uma importante subdivisão, a cromatografia liquida clássica (CLC) e a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). No caso de fases móveis gasosas, separações podem ser obtidas por cromatografia gasosa (CG) e por cromatografia gasosa de alta resolução (CGAR).
Objetivo
Temos como objetivo, através da cromatografia em camada fina, separar, identificar qual é cada composto da amostra na cromatofolha, e calcular seu RF.
Materiais e reagentes:
- Materiais
- Capilar
- Béquer
- Câmara Escura UV
- Pinça
- Vidro de Relógio
- Papel Cromatográfico de celulose (cromatofolha)
- Reagentes
2.1 Compostos da amostra:
- Ácido benzóico + Naftaleno + β -naftol
2.2 Eluentes:
- Hexano
- Hexano + Acetato de Etila (7:3)
- Hexano + Acetato de Elita (8:2)
- Hexano + Acetato de Etila (9:1)
- Acetato de Etila
- Clorofórmio
[pic 1][pic 2] β -naftol[pic 3]
[pic 4] [pic 5][pic 6]Clorofórmio
Procedimento
-Pegou-se os 18mL de hexano + 2 mL de acetato de etila (9:1) com a proveta e passou-se esses eluentes para um bécher.
- Com um capilar, pegou-se uma amostra composta por β -naftol, naftaleno e ácido benzoico, e fez-se uma aplicação (“spotting”) na cromatofolha.
- A cromatofolha foi inserida no bécher com os eluentes e tampada com um vidro de relógio, fazendo o papel de uma cuba cromátografica, para que os gases não escapem.
- Aguardou-se até o eluente subir por capilaridade.
- Após retirar a cromatofolha do bécher, colocou-a na câmara escura UltraVioleta 256 nm para que fosse possível observar os compostos separados.
- Retirou-se da câmara escura e colocou-a num bécher com iodo para que talvez aparecesse outro composto.
Resultados e discursão
[pic 7]
...