A DUREZA DA ÁGUA
Por: dchemtura • 17/2/2016 • Relatório de pesquisa • 579 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
Laboratório de Química
Disciplina: Química Geral
Prof. José Carlos Silva
Prof. Mauri Wilson Casale
DUREZA DA ÁGUA
O índice da dureza da água é um dado muito importante, usado para avaliar a sua qualidade. Denomina-se dureza total a soma das durezas individuais atribuídas à presença de íons cálcio e magnésio. Outros cátions que se encontram associados a estes dois, por exemplo: ferro, alumínio, cobre e zinco, geralmente são mascarados ou precipitados antes da determinação. A composição química da água e, portanto, a sua dureza, depende em grande parte do solo do qual procede. Assim, águas brandas são encontradas em solos basálticos, areníferos e graníticos, enquanto que águas que procedem de solos calcáreos apresentam frequentemente durezas elevadas.
ÁGUA MOLE- são águas pobres em sais de cálcio e magnésio dissolvidos (pequenas porcentagens)
ÁGUA DURA- são águas naturais relativamente ricas em sais de cálcio e magnésio.
A água dura não provoca espuma com os sabões porque os sais orgânicos de Na, que constituem os sabões, reagem com os sais de cálcio produzindo precipitado de palmitato de cálcio, o qual não possui ação detergente.
2C15H31COONa + Ca(HCO3)2 ** (C15H31COO)2Ca + 2 NaHCO3
Palmitato de Sódio Bicarbonato de Palmitato de Cálcio Bicarbonato de Cálcio Sódio
(sabão) (água dura) (insolúvel)
A água dura causa prejuízo, tais como; o maior consumo de sabões nas lavagens, formação de crosta branca no fundo das panelas e das caldeiras(incrustações), provocando corrosão e desperdício de combustíveis e em caso de dureza elevada, a explosão da caldeira.
A dureza pode ser: ¬ Temporária
Permanente
1)DUREZA TEMPORÁRIA -causada pela presença de Bicarbonatos (HCO3)-1 de Cálcio e Magnésio. Pode ser eliminada através de simples fervura durante 20 a 30 minutos e, posterior filtração
Ca(HCO3)2 ** CaCO3 * + H2O + CO2Ú
* (insolúvel)
Mg(HCO3)2 ** MgCO3 * + H2O + CO2Ú
2)DUREZA PERMANENTE- causada pelos demais compostos de Cálcio e Magnésio, principalmente Sulfatos, Nitratos e Cloretos. Neste caso, o seu amolecimento é conseguido pôr meio de reações químicas e filtração posterior.
CaSO4 + Na2CO3 ** CaCO3 * + Na2SO4
MgSO4 + Na2CO3 ** MgCO3 * + Na2SO4
MgCl + Na2CO3 ** MgCO3 * + 2 NaCl
Outro processo de abrandamento é conseguido através da utilização de um trocador de íons.
O trocador de íons é uma substância insolúvel, natural (um mineral) ou sintética (uma resina), que tem
...