A EXTRAÇÃO CONTINUA APARELHO DE SOXHLET
Por: Tais Souza • 12/4/2021 • Relatório de pesquisa • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 669 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXTAS E DA TERRA
CAMPUS CUIABÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA – ICET
QUIMICA - LICENCIATURA
EXTRAÇÃO CONTINUA - APARELHO DE SOXHLET
Tais Vitória de Souza Pinto
Tais Vitória de Souza Pinto
EXTRAÇÃO CONTINUA - APARELHO DE SOXHLET
Relatório realizado para avaliação do rendimento na disciplina de Química Orgânica Experimental, ministrada pelo Prof. Evandro Luiz Dall´Oglio.
SUMÁRIO
- Objetivo..................................................................................................4
- Introdução..............................................................................................5
- Questionário...........................................................................................8
- Bibliografia.............................................................................................9
- OBJETIVO
O Objetivo desse relatório é compreender como funciona uma extração continua solido-liquido ou liquido-liquido usando o aparelho de Soxhlet.
- INTRODUÇÃO
O extrator Soxhlet é um material de laboratório fabricado de vidro, idealizado em 1879 pelo Químico e cientista Franz Von Soxhlet. Foi originalmente produzido para a extração de lipídeos. A biomoléculas compostas por hidrogênio (H) carbono (C), e oxigênio (O). Assim como um composto orgânico é mais solúvel em água e mais do que no solvente orgânico são necessárias amplas abundâncias de solvente orgânico para se extrair mesmo quando em menores quantidades da substancia. Isso pode ser impedido pelo uso do aparelho de soxhlet de extração continua, onde é necessário um menor número de solvente.
São usados dois tipos de aparelho para extração de solução aquosas, dependo da massa volumar do solvente.
Para executar a extração permanece um solido por solvente quente é usado o extrator Soxhlet. O conteúdo solido é colocado em cilindro propenso (utilizando papel de filtro bastante resistente) é depositado no tubo dentro do extrator de Soxhlet. Em seguida o solvente contido no balão é levado à fervura branda, e seu vapor sobe pelo tubo, condensa-se no condensador e cai no cilindro preenchendo vagarosamente o corpo do aparelho. Bem como o solvente alcança o alto do tubo é sifonado para dentro do balão conduzindo assim a quantidade de substância que extraiu no cilindro. Essa prática de extração é bem eficaz, pois o aparelho de Soxhlet é uma forma de extração continua que aproveita um solvente quente, e também, possui um sifão que aceita o refluxo continuo do solvente. E a alteração da pressão no sistema, permite que o processo se repita automaticamente várias vezes, fazendo com que se obtenha um resultado melhor. Depois a substância extraída poderá ser separada da solução no frasco por qualquer um dos métodos clássicos. O efeito do método de Soxhlet está acoplado na natureza do produto a ser extraído; Tamanho das partículas; Polaridade do solvente; Ligação dos lipídeos com diferentes componentes; Umidade da amostra; Circulação do solvente através da amostra; Estatura das partículas; Umidade da amostra; Velocidade de reflexo e quantidade coerente de solvente.
[pic 1]
De acordo com (BORGES, 2010, p.8). Um solido pode possuir diversas substancia, sejam biológicas, orgânicas ou inorgânicas. Muitas vezes deseja-se extrair algum destes elementos, aumentando a pureza do sólido, ou em alguns casos obtendo uma solução concentrada do soluto extraído do sólido. Essa separação pode ser realizada por meio de uma extração sólido-líquido, também conhecida como lixiviação ou leaching.
Segundo Richardson (2002, p.18). A lixiviação representa a extração de soluto presente em um sólido por meio de um solvente. Este processo pode ser usado tanto para a produção de uma solução concentrada quanto para remoção de impurezas do sólido. Em primeiro caso, apresenta como objetivo a obtenção do soluto, ou seja, o soluto é o componente desejado. Esse processo é utilizado, por exemplo, extração do óleo de soja. Já no segundo caso, o objetivo principal é a purificação de um sólido, onde o soluto extraído será descartado ou reaproveitado de outra maneira no processo.
Conforme (GEANKOPLIS, 1993, p.20). A extração sólido-líquido é utilizada em diversos setores industrias, como por exemplo, nas indústrias de beneficiamento de minérios, de produção de açúcar e de extração de óleos de sementes. Na indústria de processos biológicos a alimentos, muitos componentes são separados da sua estrutura original natural através de uma lixiviação. Outro exemplo é a produção de óleos vegetais, onde são utilizados como solventes hexano, acetona e éter, para extração de óleo de amendoim, de soja, de linhaça, de mamona, de sementes de girassol, de algodão, de farinha e de polpa de madeira.
...