A Evolução do Modelo Atômico
Por: Renato Costa • 20/6/2021 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
Com a necessidade de explicar a estrutura dos átomos foram surgindo ao longo da História diversos modelos atômicos, aprimorando os conceitos anteriores.
Segundo a História os primeiros a idealizarem a existência dos átomos foram os filósofos gregos Leucipo e Demócrito. No século V a.C. chamaram a menor parte da matéria de átomo, que vem do grego a (não) e tomo (partes).
Em 1803, surgiu o modelo atômico de Dalton “Modelo bola de bilhar”, retomando as ideias de Leucipo e Demócrito, Dalton propôs o seguinte:
“A matéria é formada por átomos, que são partículas minúsculas, maciças, esféricas e indivisíveis.”.
Segundo Dalton os átomos eram diferenciados apenas pela massa, tamanho e propriedades.
Em 1898, surgiu o modelo atômico de Thomson “Modelo pudim de passas”. Ele descobriu que existiam partículas negativas que compunham a matéria, hoje conhecida com elétrons, ou seja, Dalton estava errado pois o átomo é composto de partículas menores, sendo assim divisível.
A Teoria de J. J. Thomson era: “O átomo é constituído de uma partícula esférica de carga positiva, não maciça, incrustada de elétrons (negativos), de modo que sua carga elétrica total é nula.”
Em 1911, surgiu o modelo atômico de Rutherford “Modelo nuclear” Rutherford percebeu que havia espaço vazio no átomo contrariando os modelos de Dalton e Thomson que consideravam o átomo maciço.
A Teoria de Rutherford era: “O átomo é descontínuo e é formado por duas regiões: o núcleo e a eletrosfera. O núcleo é denso e tem carga positiva, ou seja, é constituído de prótons. A eletrosfera é uma grande região vazia onde os elétrons ficam girando ao redor do núcleo.”
Em 1932, o nêutron foi descoberto pelo cientista Chadwick assim o modelo de Rutherford passou a ter os nêutrons no núcleo junto aos prótons.
Em 1913 surgiu o modelo atômico de Bohr “Modelo planetário”. Niels Bohr aprimorou o modelo de Rutherford criando diversos postulados.
A Teoria de Niels Bohr era: “Os elétrons movem-se em órbitas circulares, e cada órbita apresenta uma energia bem definida e constante (nível de energia) para cada elétron de um átomo.”
Em 1926 surgiu o modelo atômico quântico “Modelo nuvem eletrônica”. O núcleo do átomo é composto por prótons e nêutrons e ao redor do núcleo há uma nuvem de elétrons. Sendo que os elétrons se movimentam em orbitais no espaço tridimensional.
...