A Extração de Foto Compostos nas Plantas Medicinais
Por: Agostinho Braimo • 27/8/2021 • Artigo • 2.442 Palavras (10 Páginas) • 122 Visualizações
Extração e Identificação das Substancias Presentes na Planta Medicinal Eucalyptus
Abdul Razak Abdul Gafar1, Agostinho Braimo2, Esperança Paulina Salomao Nunes3 e Flávia Faustino Assane4.
Universidade Ruvuma, Nampula-Moçambique.
Contactos: 8485311191, 8492592912, 8438459943 e 8460162834
Endereço electrónico: Razak.gafar786@gmail.com1, agostinho.nacuxa@gmail.com2, esperancan13@gmail.com3 e flaviaassane@gmail.com4.
Resumo
O presente artigo fala da extração de substâncias activas (Metabolitos secundários) presentes na planta medicinal eucalyptus, visto que na nossa sociedade é muito comum que quando as pessoas estão com febres fazerem o bafu com as folhas de eucalyptus, por esse motive despertou-nos o interesse em fazer um estudo para identificar que tipo de substâncias activas estão presente e qual é a sua concentração, e também quais são as suas actividades terapêuticas. A pesquisa tem como objectivo Extrair as substâncias presentes na planta Eucalyptus, Identificar e quantificar as substâncias. As substâncias encontradas na pesquisa foram os saponinas, flavonoides e Taninos. O método experimental usado foi a extração a frio, seguida de uma analise fitoquímica qualitativa e quantitativa, onde na analise quantitativa utilizou-se o espectrofotómetro de UV/VIS. Chegamos a conclusão de que as folhas de eucaliptos tem maior teor de flavonoides e que também elas são utilizadas para fins terapêuticos.
Palavras cheve: Flavonoides, Taninos, Eucalyptos.
Obstract
The present article talks about the extraction of active substances (secondary metabolites) present in the medicinal plant eucalyptus, since in our society it is very common that when people have fevers to make the bafu with the leaves of eucalyptus, for this reason we woke up the interest in doing a study to identify what type of active substances are present and what is their concentration, and also what are their therapeutic activities. The research aims to Extract the substances present in the Eucalyptus plant, Identify and quantify the substances. The substances found in the research were saponins, flavonoids and tannins. The experimental method used was cold extraction, followed by a qualitative and quantitative phytochemical analysis, where the quantitative analysis used the UV / VIS spectrophotometer. We concluded that eucalyptus leaves have a higher content of flavonoids and that they are also used for therapeutic purpose.
Keyword: Flavonoids, Tannins, Eucalyptus
Introdução
O presente artigo, aborda sobre métodos e técnicas feitas para a extração de substâncias activas presentes na folhas de eucaliptos que podem ser usadas para fins terapêuticos. Visto que na nossa sociedade, é comum ver quando as pessoas estão com febres, irem tirar as folhas de eucalipto para fazer o bafu.
As folhas de eucalipto são uma fonte propícia de uma grande variedade de compostos fenólicos entre os quais, flavonóides como a rutina, luteolina e quercetina. Também são detetados os ácidos gálicos, cafeico e elágico (Pombal et al., 2014).
Nesta experiência, foram utilizadas folhas adultas que são longas, lanceoladas e falciformes, tendo um pecíolo comprido e cor verde brilhante.
O eucalipto, sendo uma árvore de grande porte, pode atingir 40 ou 50 metros de altura. Possui um tronco direito, com grande diâmetro e caracteriza-se pela grande capacidade de regeneração a partir da toiça (raiz), o que faz com que as plantações de eucaliptos possam repetidamente ser cortadas sem a necessidade de replantação.
Eucalyptus é uma árvore angiospérmica dicotiledónea (folhosa), e é considerada uma planta invasora (Cruz, 2009).
Caracterização Taxinómica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Subfamília: Leotospermoidae
Género: Eucalyptus
As folhas do eucalipto têm propriedades balsâmicas e anti-sépticas devido ao seu óleo essencial cujo principal componente é o cineol ou eucaliptol. Os óleos das folhas de eucalipto são formados por uma complexa misturada de componentes, envolvendo de 50 a 100 ou até mais compostos orgânicos voláteis, dentre os quais destacam-se hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos e ésteres (Doran, 1991).
As folhas de eucalyptus tem poder antioxidante que originarias dos metabolitos secundários da plantas. Os polifenóis aos quais se dá mais destaque são os flavonoides, ácidos fenólicos, taninos e os tocoferóis, pois são os antioxidantes de origem fenólica mais comuns na natureza.
Os flavonoides são considerados um dos maiores grupos de metabólitos secundários das plantas, e são facilmente encontrados em frutas, folhas, chás e vinhos. São compostos de baixo peso molecular, com um arranjo de 15 carbonos na forma C6-C3-C6. A sua estrutura molecular é constituída por dois anéis aromáticos ligados por 3 átomos de carbono que formam um heterocíclico oxigenado. A principal função dos flavonóides é a de proteger as plantas dos agentes oxidantes e é graças a essas propriedades antioxidantes que são considerados por muitos especialistas em saúde como um importante protetor do organismo.
O Eucalipto é, tradicionalmente, usado como uma planta medicinal devido aos seus óleos essenciais, como o eucaliptol, e outros componentes, como flavonóides e taninos (Yoshiaki et al, 2009).
Os compostos fenólicos e óleos essenciais, podem ser encontrados em todas as partes do eucalipto, tais como os ramos, folhas e casca. As folhas, que são o nosso objeto de estudo, representam uma boa fonte de compostos fenólicos, nomeadamente os flavonoides, Taninos, a rutina, luteolina a quercetina. O presente artigo tem por objectivo identificar e quantificar o teor das substâncias presentes na folha do eucalipto pelo método de extração a frio usando como solvente extrator etanol a 42%.
...