A Gestão Ambiental
Por: sinistro • 3/6/2015 • Relatório de pesquisa • 862 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
Etapa 1
A Empresa e o Meio Ambiente.
Mineradora Pagliato LTDA.
O empreendimento consiste numa implantação de uma mineradora de extração de argila.
É uma empresa privada de mineração e beneficiamento da extração de argila para as empresas cimenteiras da região. A empesa adota um sistema único que contempla a lavra, beneficiamento e transporte de argila, seu principal produto.
O projeto de empreendimento em análise envolve tecnologias de ultima geração agregadas aos diversos componentes. Como consequência disto, desde o seu planejamento e as definições de engenharia conceitual até as atividades de implantação e de operação, podem-se ter desdobramentos capazes de acarretar demandas para empreendimentos associados e decorrentes.
Com sua produção voltada para insumos para cimenteiras em processo de moagem da farinha. A empresa é de porte pequeno onde conta com um efetivo de 30 funcionários. Está localizada a Av. Vizalino Pagliato n° 1.100 na cidade de Votorantim-SP.
A mineradora será concebida com dimensões que possui 1.700m² de área útil de britagem. A planta tem capacidade de projeto com uma produção de 8 milhões de toneladas em 365 dias de operação.
Resenha descrição de impacto
Os principais problemas ambientais durante a fase de instalação do empreendimento, as emissões atmosféricas mais significativas serão basicamente de material particulado em suspensão (PTS) e partículas inaláveis (PM10) provenientes da limpeza e preparação do terreno para sua instalação da abertura de vias de acesso, da movimentação de cargos, da intensificação de tráfico de veículos das máquinas em atividades na obra e da construção civil.
As emissões de gases dos escapamentos de veículos e máquinas que trabalharão nas obras dessa fase também poderão contribuir, entretanto, não deverão ocorrer contribuições significativas que comprometam a qualidade do ar da região entorno. Site:www.noticiasdemineração.com
A imagem que o público tem quanto a este tipo de empreendimento não é muito boa e principalmente para as pessoas que irão morar ao entorno do empreendimento. Para melhorar a imagem da empresa, criaremos um programa de responsabilidade da mineradora Pagliato.
Relacionamento com a comunidade
Objetivo:
O programa de comunicação e relacionamento com a comunidade tem como objetivo promover a valorização manutenção cultural e desenvolvimento local. O programa estabelece um relacionamento que contribui para a transformação social positiva, tendo por base o diálogo, compartilhamento das informações de forma sistemática e transparente viabilizando, assim a implantação da mineradora.
Além disso, disponibilizara um canal de relacionamento através de uma linha telefônica 0800, para recebimento de manifestações e esclarecimentos de dúvidas relacionadas a rotina da Pagliato. O público alvo é os moradores da região entorno.
Etapa 2
O Governo e o Meio Ambiente
O empreendimento consiste numa implantação de uma mineradora de extração de argila na região de Votorantim com uma área de 1.700m². A localização está próxima da fazenda recanto dos pássaros.
Estão relacionados com o projeto os órgãos ambientais. CONAMA/EIA/RIMA. A atividade escolhida necessita do licenciamento ambiental.
Sobre o EIA/RIMA
A expressão EIA/RIMA é bastante difundida atualmente e estas siglas referem-se ao estudo de impacto ambiental (EIA) e ao relatório ambiental (RIMA).
- É referente a um projeto específico ao ser implantado em determinada área ou meio.
- Trata-se de um estudo prévio ou seja, serve de instrumento de planejamento e subsídios a tomada de decisão políticas na implantação da obra.
- É indisciplinar.
- Deve levar m conta os segmentos básicos do meio ambiente (meio físico) biológico e sócio econômico.
- Deve seguir um roteiro que contenha as seguintes etapas:
- Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto.
- Avaliação de impacto ambiental (AIA).
- Medidas mitigadoras.
- Programa de monitoramentos dos impactos.
Relação Técnica de Profissionais.
- Eng. Mecânico, responsável recursos atmosféricos.
- Eng. Civil, responsável recursos hídricos.
- Geólogo, especialista em solos e meio ambiente, responsável geologia, geomorfologia e hidrologia.
- Eng. Agrônomo, responsável pedologia.
- Eng. Florestal, responsável pela vegetação.
- Biólogo, responsável pela fauna, .
- Eng. Florestal, responsável fauna continental e avifauna.
- Economista, responsável pelo meio sócio econômico.
- Arqueólogo, responsável pela arqueologia.
...