A INSTRUMENTAÇÃO E METODOLOGIA NO ENSINO DA QUÍMICA A PARTIR DE MATERIAIS COM BAIXO CUSTO
Por: Mayara Italia Schemberger • 10/10/2021 • Trabalho acadêmico • 982 Palavras (4 Páginas) • 154 Visualizações
[pic 1]
MAYARA ITALIA SCHEMBERGER ZAGO FERREIRA
INSTRUMENTAÇÃO E METODOLOGIA NO ENSINO DA QUÍMICA A PARTIR DE MATERIAIS COM BAIXO CUSTO
Docente: Camila Suemi Inagaki Ichikawa
Disciplina: Fundamentos de Química I
[pic 2]
Londrina
2021
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
- METODOLOGIA..................................................................................................4
- CONCLUSÃO.......................................................................................................5
- REFERÊNCIAS....................................................................................................5
- INTRODUÇÃO
Um dos maiores desafios da química como metodologia de ensino nas escolas é a construção de uma relação entre a teoria da sala de aula com a prática no dia a dia dos alunos. Visto que uma vez que determinadas abordagens não contemplam não englobam metodologias e dinâmicas que possibilitam tornar o ensino da química algo atraente, dificultando assim o interesse do aluno, seu desenvolvimento associado aos avanços tecnológicos e científicos, isso se dá porque a química abordada em sua maioria é muito distante da realidade dos alunos, pois os conceitos utilizados são mais informativos, resumindo- sem em cálculos matemáticos, fórmulas e conceitos, gerando uma rejeição quanto a matéria de química. Aprender química requer um processo de aprendizagem que está relacionado com investigação, problematização, formulação, resolução de problemas concretos, entre outros aspectos (LAUTHARTTE & JUNIOR, 2011). A partir disso vem havendo a busca por metodologias que inovem e incentivem a participação dos alunos aguçando os seus interesses.
A introdução dos experimentos da química deve ser tratada como uma descoberta constante que aborda e estimula o desejo a investigativo, tornando-o assim um agente em busca do seu próprio conhecimento. Para que isso aconteça se faz necessário que haja principalmente em química aulas expositivas, que levem em consideração a familiaridade dos alunos acerca do mesmo, onde o aluno deixa de ser um ser passivo, que só recebe informações como mero ouvinte. Deve existir na metodologia o cuidado de se estimular o questionamento assim como desafiar o aluno, ilustrar um princípio, testar hipóteses ou investigar, sendo que este último é o objetivo mais proveitoso ao aprendizado (GUIMARÃES, 2009).
O artigo escrito por Vieira, Bernini, Paula, Martino, Souza, Monnerati e Correa (2019), traz como objetivo da pesquisa o ensino-aprendizagem da química na formação de adolescentes nos mais diversos conceitos da ciência. Considerando a experimentação da prática, de fácil execução sendo apresentada de maneira clara, alavancando experimentações de forma simples e diádicas, utilizando materiais de fácil acesso e que estão presentes no dia a dia, possibilitando um alto potencial de motivação nas práticas da ciência.
- METODOLOGIA
O projeto foi desenvolvido inicialmente para construção de uma análise previa onde foi oferecida a implementação de kits que oportunizariam possíveis praticas a serem realizadas, utilizando materiais reciclados e de fácil acesso, os quais todos facilmente teriam em casa, facilitando a reprodução pelos alunos. Os kits iniciais foram formados por: Eletroquímica; Difusão de Gases; Indicadores Ácido base; Influência de CO² na chamada e; Polímeros.
A partir de então foi feito um levantamento sobre os materiais que seriam utilizados, escolhendo preferencialmente os materiais de fácil acesso pelos membros do projeto e por aqueles que desejassem replicar os kits. Os materiais utilizados foram: Batata inglesa, bicarbonato, repolho, água sanitária, vinagres e outros. Em seguida foi montado uma feira de ciências contendo todos os experimentos, os quais foram dispostos no pátio para que todos os alunos que ali passavam pudessem contemplar todas as apresentações e ouvir as explicações.
...