A Indústria Química em Portugal e na Europa
Por: Catarina Caetano • 24/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.430 Palavras (6 Páginas) • 280 Visualizações
A Indústria Química em Portugal e na Europa
[pic 1]
Trabalho realizado por:
Ana Nota
Catarina Caetano
TAL
Índice
- Introdução -------------------------------------------------------------------- Página 3
- A Indústria Química (O que é a Indústria Quimica e Tipos de Indústrias Químicas) ------------------------------------------------------------------- Página 4/5/6/7
- Empresa da Indústria Química: AtralCipan --------------------- Página 8/9/10/11
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre a indústria química, onde temos como principal objetivo conhecer melhor os tipos de indústrias químicas onde poderemos eventualmente trabalhar no futuro.
O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira parte iremos falar sobre a indústria química e quais os seus principais tipos de indústria. Na segunda parte do trabalho iremos apresentar uma empresa de um dos tipos de indústria química.
A metodologia utilizada no trabalho foi a internet.
Indústria Química
- O que é a Indústria Química?
A Indústria Química é a união de todos os ramos da química. A química industrial com o passar do tempo tornou-se uma área da ciência, havendo cursos académicos dedicados a esta área.
- Tipos de Indústria Química
A indústria química inclui as empresas que produzem produtos químicos industriais, como petroquímicos, agroquímicos, produtos farmacêuticos, polímeros, tintas, entre outros.
[pic 2]
- O que é a petroquímica?
A petroquímica é a atividade industrial de produção de derivados de petróleo, normalmente a partir da separação dos componentes do petróleo por destilação.
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
- O que é a agroquímica?
Agroquímica também conhecida por química da agricultura é um campo de pesquisa e desenvolvimento da química e, ao mesmo tempo, um ramo da produção em grandes indústrias. São processos químicos relacionados às rações animais e alimentos para plantas, química para solo bem como pesticidas e fertilizantes.
[pic 6][pic 7]
[pic 8]
- O que é a Indústria Farmacêutica?
A indústria farmacêutica é responsável por produzir medicamentos. É uma atividade licenciada para pesquisar, desenvolver, comercializar e distribuir drogas farmacêuticas. Muitas das companhias farmacêuticas surgiram entre o final do século XIX e o início do século XX. As principais descobertas aconteceram em torno das décadas de 1920 a 1930.
[pic 9][pic 10]
- O que é a Indústria das Tintas?
Indústria de tintas é a atividade industrial envolvida na fabricação de tintas.
[pic 11][pic 12]
- O que é a Indústria Polimérica?
A Indústria de Polímeros é a indústria que trata da produção dos plásticos, elastómetros, fibras sintéticas ou artificiais, adesivos, revestimentos de superfície, entre outros. Nessa mesma produção, é utilizada uma grande variedade de polímeros.
Os polímeros industriais, químicos são classificados através da sua formação de cadeia. Os polímeros de plástico (resinas termoplásticas e termofixas) são classificados entre solventes seletivos e solventes não solúveis.
[pic 13]
Indústria Polimérica
ATRALCIPAN
- O que é a ATRALCIPAN[pic 14]
AtralCipan é um grupo farmacêutico integrado constituído por duas empresas, a Atral, que trabalha com a produção de especialidades farmacêuticas, e a Cipan, que trabalha com a produção de princípios ativos para a indústria farmacêutica. Procura atingir uma posição de liderança mantendo parcerias duradouras no desenvolvimento, scale-up, fabrico e comercialização de princípios ativos para a indústria farmacêutica e de especialidades farmacêuticas. Produção integrada de princípios ativos para a indústria farmacêutica e de produtos acabados, através de parcerias acrescentando valor às operações dos nossos clientes.[pic 15]
- O seu Objetivo
O seu objetivo é desenvolver, produzir e comercializar substâncias ativas, medicamentos, produtos de bem-estar e saúde que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.
- AtralCipan no Mundo
Fundados em 1947, os Laboratórios Atral incluem até hoje, e desde 1949, os genes da Internacionalização no seu ADN. Foi pois com naturalidade que, a par da fundação da Cipan, em 1963, e da sua aprovação pela FDA, o comendador Sebastião Alves, que a dirigia, realizou em 1965 uma parceria com investidores peruanos e criou os Laboratórios Atral Del Perú.
Muita mudou entretanto em ambos os países, mas estes continuam a guiar os nossos passos e determinaram também a realização de processos de transferência de tecnologia para Espanha, Finlândia, Brasil, Egipto, Iraque, Índia, Irão e, atualmente em curso, Venezuela.
Hoje, a AtralCipan é o grupo químico-farmacêutico português que integra o desenvolvimento e produção de princípios farmacêuticos ativos (matérias-primas) com o desenvolvimento e produção de medicamentos, faturando 42 milhões de euros e empregando 338 colaboradores.
A Cipan, líder mundial na área das tetraciclinas, exporta 99% dos produtos e serviços de alto valor acrescentado para mercados como Estados Unidos, Europa, Canadá, Argentina, México ou Israel. A Atral, referencia em Portugal na área das penicilinas e dos antibióticos em geral, exporta 35% das suas produções para mercados tão variados como o Peru ou Vietnam, Israel ou Angola, Venezuela ou Azerbaijão.
- História da AtralCipan
Há 60 anos atrás, foi adotado o lema “A ação é o principio do conhecimento” (S. Basílio) para os nascentes laboratórios ATRAL.
...