A Obtenção de NaCl
Por: Luan Santos • 3/9/2018 • Relatório de pesquisa • 926 Palavras (4 Páginas) • 497 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Estequiometria é o cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes.
Ao longo do tempo houveram inúmeras tentativas de explicar a constituição da matéria e suas transformações, até o ano de 1500 entre árabes e europeus desenvolvia-se a alquimia, movidos pelo intuito de obter o elixir da longa vida e a Pedra Filosofal. Após, desenvolveu-se a Iatroquímica que tinha como principal nome Paracelso. A Química só obteve caráter científico a partir do século XVIII quando se aliaram teoria e prática. Nesta época surge Lavoisier com a lei da conservação da massa ou lei da natureza. Antoine Laurent de Lavoisier, químico francês e considerado o pai da Química moderna inferiu que dentro de um recipiente fechado, a massa total seria invariável mesmo ocorrendo quaisquer transformações.
Vindo a complementar a sua teoria surge Joseph Louis Proust que através de experimentos com substâncias puras concluiu que a composição em massa das substâncias era constante independente do seu processo de obtenção. Resumindo, a soma da massa dos reagentes sempre resultará no mesmo valor da soma da massa dos produtos.
Então com o cálculo estequiométrico é possível calcularmos por meio de regra de três qual será a quantidade de produto de uma reação química sabendo previamente a quantidade dos reagentes envolvidos na reação para que depois possamos realizar os experimentos na pratica e comprovarmos os resulta dos com o rendimento teórico.
2. OBJETIVO
Obtenção do cloreto de sódio (NaCl) a partir do ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
No primeiro passo pesou-se o béquer utilizando a balança de precisão, e assim, obteve o resultado de 84,1096g, em seguida dentro da capela utilizando a pipeta volumétrica, pipetou-se do vidro de solução estoque 2,5ml da solução de NaOH(aq) e 2,5ml da solução HCl(aq) que foram adicionados no béquer, no qual ocorreu a reação exotérmica, liberando energia em forma de calor, assim se deu o resultado da evaporação de uma pequena parte do H2O que estava no béquer (esse vapor poderia conter substâncias da base ou do ácido, por isso o processo foi realizado na capela com o exaustor ligado). Então como resultado obteve o NHCl(aq), que foi transportado no béquer da capela para a chapa aquecedora e lá permaneceu por 15 minutos em temperatura de 360ºC, para que ocorresse a evaporação de uma boa parte do H2O(aq). Logo depois, o NHCl foi levado para a estufa e foi mantido em temperatura de 150ºC por 10 minutos, para que ocorresse a evaporação total do H2O. Após a sua retirada da estufa, foi deixado esfriando e então quando estava totalmente frio, foi pesado novamente e assim alcançou o resultado de 85,2119g.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
- DADOS COLETADOS
Para a elaboração do presente relatório, colemos os seguintes dados, apresentados na tabela abaixo:
Massa do Béquer | Massa do NaOH | Massa do HCl | Massa do Béquer + NaCl | Massa do NaCl |
84,1096g | 1,22g | 1,098g | 85,2119g | 1,1023g |
- EQUAÇÃO DA REAÇÃO E CÁLCULO DE RENDIMENTO
A equação da reação que ocorre no experimento pode ser escrita como:
NaOH (aq) + HCl (aq) → NaCl (aq) + H2O (l)
Sendo 8 mols/l de NaOH, sabemos também que o HCl corresponde a 37% no total de, sendo assim:
[pic 1]
[pic 2]
A densidade do HCl e de 1,19 g/ml
[pic 3]
E a massa molar do HCl é igual a:
[pic 4]
Com isso podemos descobrir o mol do HCl utilizado na reação:
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
Depois descobriu-se a concentração:
[pic 8]
de HCl[pic 9]
Depois descobrimos quem é o excesso e o limitante:
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
Com isso chegamos a conclusão de que o HCl e o limitante e o NaOH o excesso.
Segundo a Tabela Periódica, temos os dados necessários (Massa Atômica dos elementos) para o cálculo do rendimento:
[pic 16]
[pic 17]
[pic 18]
[pic 19]
[pic 20]
Logo, a massa molar do NaOH é igual a:
...