A Pratica Química Inorgânica
Por: grim2018 • 22/8/2021 • Relatório de pesquisa • 783 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
Universidade de Uberaba
Prática de Química Inorgânica Experimental
Aluno: Leandro Sechim de Oliveira
RA:1126422
Professor/tutor: Wilson de Sousa Benjamin
SÍNTESE DE UMA SUBSTÂNCIA INORGÂNICA
Araxá/MG
03/07/2021
- Introdução
As reações de síntese são aquelas em que o analista tem como objetivo obtenção de novos produtos com propriedades mais acentuadas do que as existentes naturalmente. Existem vários métodos de preparação laboratorial de um sal (reações de síntese), sendo a escolha ditada pelos materiais de partida disponíveis e pelo tipo de sal a obter, solúvel ou insolúvel; compostos com propriedades que não se encontram nos produtos naturais; quantidades muito superiores àquelas que é possível extrair de fontes naturais.
O sulfato de cobre (CuSO4) é, provavelmente, o reagente de cobre mais comum., sua estrutura pentahidratada (CuSO4.5H2O) apresenta-se na forma de cristais azuis, enquanto que o sulfato de cobre anidro, obtido por meio do aquecimento do CuSO4.5H2O, apresenta-se como cristais de coloração branca.
Na forma pentahidratada, o cobre (II) está ligado a quatro moléculas de água e aos átomos de oxigênio de dois ânions sulfato, apresentando uma estrutura octaédrica destorcida (Figura 3.1). A quinta molécula de água não está coordenada diretamente ao cobre, mas, sim, ligada aos ânions sulfato por meio de ligações hidrogênio. A geometria do CuSO4.5H2O cristalino é triclínica. Entretanto, logo após sua síntese, o composto formado exibe uma estrutura um pouco mais desorganizada, apresentando-se em sua forma ordenada depois de algumas semanas.
Para sua obtenção é necessário a reação entre o ácido sulfúrico e óxido de cobre (CuO), gerando uma solução supersaturada para a formação dos cristais e para a mesma síntese também pode -se usar os compostos ácido clorídrico, ou o ácido nítrico (HE RE D IA S -AV ALOS, 2006).
- Objetivos
Realizar a síntese de um sal simples. Efetuar filtração por gravidade e a vácuo de uma mistura sólido-líquido. Determinar o rendimento da reação.
- Materiais e métodos
- Sulfato de Cobre;
- Bico de Bunsen;
- Etanol;
- Gelo;
- Filtro de papel;
- Tubos de ensaio;
- NaOH 0,1 mol/l;
- BaCl2 0,1 mol/l;
- Procedimento Experimental
Foi pesado incialmente cerca de 2,0 g de óxido de cobre (CuO) e colocado dentro de um béquer de 100 ml (anotado a messa do óxido).
Adicionou-se 5 ml de água destilada e 10 ml de ácido sulfúrico (6M). Essa adição foi realizada lentamente e mantida sob agitação constante, através de um bastão de vidro.
Em seguida a mistura foi aquecida com um bico de Bunsen até a completa dissolução do óxido de cobre. A dissolução é acompanhada de mudança de coloração de preta para azul.
A solução foi deixada em repouso até atingir temperatura ambiente, logo após adicionou-se mais 5 ml de água e aqueceu-se novamente até ebulição. Filtrou-se a solução a quente, utilizando a técnica de filtração por gravidade.
Após resfriamento da solução, a mesma foi colocada em um banho de gelo. Filtrou-se a vácuo a mistura, pesando o papel de filtro previamente a ser utilizado.
Os cristais foram lavados com etanol absoluto para eliminar o excesso de ácido, logo após os cristais foram secos e pesados para cálculo do rendimento.
Cu(s) + 2H 2S O4(a q) + O2(g) + 8H 2O(g) → 2CuSO4.5H 2O(s)
Cu(s) + H 2S O4(a q) + H 2O2(a q) + 3H 2O(l) CuSO4.5H 2O(s)
Caracterização do produto obtido
Foi preparado uma solução dissolvendo 0,5 g do produto obtido em 20 ml de água e colocado 1 ml dessa solução em dois tubos de ensaio.
...