A Proposta de Tabuleiro Orgânico
Por: Nilton cesar Moreira Jorge Filho • 29/6/2022 • Projeto de pesquisa • 2.702 Palavras (11 Páginas) • 90 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS RIO VERDE[pic 2]
[pic 3]
PROJETO DE ENSINO
TABULEIRO ORGÂNICO
Pesquisa e Práticas de Intervenção em Educação II
Rosenilde Nogueira Paniago
Discentes:
Amanda Kectllen
Glauton Pereira
Ian Ferreira
Laylla Rosa
Karen Cristhine
Nilton Cesar
RIO VERDE – GO
2022
SUMÁRIO
[a][b]1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO GERAL 5
2.1 Objetivos específicos 5
4. JUSTIFICATIVA 5
5. METODOLOGIA 6
7. CRONOGRAMA 11
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO[c]
Visando estreitar a relação entre teoria e prática, adequar, dinamicamente, os saberes teóricos aos saberes práticas, em parcerias com escolas de educação básica da rede pública.O atual projeto visa estimular futuros professores a imergirem no ambiente escolar, com a postura pesquisadora, a fim de promoverem projetos de ensino, permitindo a atuação em sala de aula.
Deste modo, visto que o mesmo visa formar professores e sendo o objetivo da prática docente a formação dos alunos, os residentes, para além da própria formação, devem se voltar para os alunos, pois eles fazem parte também do processo educativo, visto que a educação ocorre no diálogo (FREIRE, 1974).
Sendo assim, considerando o descontentamento dos estudantes com relação ao ensino da química na educação básica, bem como a consequente dificuldade em relacionar a química escolar com a química do cotidiano, o presente trabalho visa ensinar a química escolar por meio de jogos, especificamente como atuando na área de conhecimento a química orgânica, referenciando assim uma abordagem qualitativa as funções orgânicas.
O trabalho será realizado partindo de um tema conhecido pelos alunos para a química, enquanto disciplina científica. Através da temática geradora referente ao estudo do meio ambiente, será promovido a criação de um ambiente para a aprendizagem significativa. Ou seja, um ambiente no qual os conhecimentos prévios dos alunos são utilizados, e por isso, valorizados, como o fundamento para o conhecimento que será ensinado. Dessa forma, indo do conhecido para o desconhecido, em um processo de construção do saber (MOREIRA E MASINI, 2005).
As práticas de ensino a serem desenvolvidas terão suporte nas metodologias ativas e culura maker…. aqui fundamentar com os textos indicados no site
OBJETIVO GERAL[d]
Induzir o aluno para que se interesse pelo conteúdo de química utilizando a cultura do “faça você mesmo” como instrumento, proporcionando aos alunos experiências práticas com a confecção de um jogo que visa aprimorar o processo ensino-aprendizagem da química, com enfoque no meio ambiente.
2.1 Objetivos específicos
- Realizar uma aula expositiva sobre o conteúdo de funções orgânicas nas duas turmas;
- Aplicar o jogo em uma das turmas;
- Analisar a eficácia ou falta dela por meio de observação, vivência e relato de experiência.
- QUESTÃO
O projeto em questão baseou-se na seguinte questão: O que pode ser aprimorado, dentro do processo de ensino e de aprendizagem da química, que torne seu ensino mais paupável, mais introduzido dentro do cotidiano do aluno e, pricipalmente, mais atraente? A nossa hipótese é de que trazer jogos lúdicos, dando como suporte a cultura maker, onde discentes participem do processo, é uma incrementação dentro do ambiente escolar.
JUSTIFICATIVA
Partindo do ponto de princípio de que o ensino de química orgânica apresenta sérios problemas de assimilação, por parte dos alunos, e que a forma mais dinâmica de ensinar é trazendo vertentes temáticas, o que é mais aceito pelos alunos e facilitando a compreensão do conteúdo. Utilizando ferramentas como exercícios e/ou práticas para melhor assimilação, faz-se uso de um jogo de tabuleiro com o tema funções orgânicas, com enfoque em química orgânica nas questões ambientais e o intuito de aprendizagem na prática, utilizaremos o jogo como uma ferramenta de extensão da nossa didática e como mecanismo de coleta de dados para avaliação posterior.
METODOLOGIA
Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, em que serão utilizados os pressupostos da pesquisa–ação. A pesquisa qualitativa é baseada em cinco características listadas abaixo.
- A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu incipal instrumento.
- Os dados são predominantemente descritivos.
- A preocupação é muito maior com o processo do que com o produto.
- O significado que as pessoas dão as coisas e à sua vida são foco de atenção especial para o pesquisador.
- A análise de dados tende a seguir um processo indutivo.
A pesquisa qualitativa ou naturalística, segundo Bogdan e Biklen (1982), envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes.
Vale ressaltar que todos os materiais podem ser adaptados para a realidade escolar, haja vista que o tabuleiro pode ser realizado de diferentes maneiras devido a adaptação do docente com os materiais disponíveis para o uso, pois a intenção é que a proposta seja desenvolvida com o menor custo possível para as instituições de ensino público seguindo orientaçoes do MEC.
...