TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Hidrogênio

Por:   •  21/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Experimento

Nº 1 - Hidrogênio

[pic 2]

Curso: Engenharia Química

Valor do Relatório:

Disciplina: Química Inorgânica Experimental I

Data do Experimento: 17/02/2014

Professor: Carlos Henrique

Data da Entrega:  /  /2014

Alunos:

Aline

Erica

Juliana

Leomar F. S. Machado dos Santos

Marcos Adilson Bento da Silva

Vanessa Moutinho de Lima

Matrículas:

5900229

5900236

2016882

Hidrogênio

                

                                                

INTRODUÇÃO

Os primeiros elementos da série eletroquímica são os mais eletropositivos, e os últimos os menos eletropositivos. Portanto, cada elemento é mais eletropositivo que o seguinte.

Assim, os elementos que estão acima do hidrogênio quando tratados pelos ácidos não oxidantes deslocam o gás H2, sendo que os mais eletropositivos (K,Na, e Ca) deslocam H2 da água até a frio e também dos ácidos , com os quais reagem violentamente. O HCl é um ácido forte, volátil , não possuindo propriedades oxidantes .Atua apenas como ácido .

O H2SO4 e o HNO3 são ácidos que têm o enxofre e o nitrogênio no mais alto estado de oxidação, por isso, atuam como agentes oxidantes. Contudo o H2SO4 quando diluído funciona apenas como ácido.

Ação dos Ácidos sobre os Metais

Ácido clorídrico atua sobre os metais com desprendimento de hidrogênio e formação de cloreto metálico, com o metal no menor estado de oxidação.

OBJETIVO

O objetivo deste experimento é observar as reações químicas com base nas mudanças físico-químicas (cor, calor, precipitação, ente outras).

PARTE EXPERIMENTAL

Reagentes Necessários

Ácido clorídrico dil.; Grânulos de Zinco; Sulfato de cobre 1 mol/L; Alumínio em pó; Hidróxido de sódio 6 mol/L; Ferro metálico; Ácido sulfúricodil; Fita de Magnésio; Ácido clorídrico 1 mol/L; Ácido clorídrico concentrado; Zinco metálico; Ácido sulfúrico (C) e Cobre metálico.

Procedimento

  1. Em um tubo de ensaio colocar pequenos grânulos de zinco, 2-3 mL de sulfato de cobre 1mol/L e acrescente 5,0 mL de ácido clorídrico dil. Agitar. Aproximar um palito de fósforo aceso à boca do tubo de ensaio. Observar.

  1. Em um tubo de ensaio colocar pequenos grânulos de zinco, e acrescentar 5,0 mL de ácido clorídricodil. Agitar e observar.
  1. Em um tubo de ensaio colocar aproximadamente 0,5 g de alumínio em pó ou (cinco pedacinhos de papel alumínio) e acrescentar 5,0 mL de hidróxido de sódio6,0 mol/L. Agitar. Cuidado esta reação é muito violenta, libera muito calor. Reconhecer o gás desprendido.
  1. Em outro tubo de ensaio colocar pequena quantidade de ferro metálico e sobre este colocar cerca de 1,0 mL de ácido sulfúricodil. Agitar. Observar. Colocar aproximadamente 5mL de ácido clorídrico dil. Agitar e observar.
  1. Em um tubo de ensaio colocar pequeno pedaço de fita de magnésio e 5,0 mL de ácido clorídrico 1,0 mol/L. Agitar e observar o que acontece.
  1. Em um tubo de ensaio colocar pequena porção de zinco metálico e a este colocar 5mL de ácido sulfúrico. Agitar e observar.
  1. Em dois tubos de ensaio colocar pequena porçãode cobre metálico, ao primeiro colocar cerca de 5,0mL de ácido clorídrico concentrado e ao outro tubo colocar cerca de 5,0mL de H2SO4 diluído. Agitar e observar.
  1. Em dois tubos de ensaio colocar pequena porçãode ferro metálico, ao primeiro colocar cerca de 5,0mL de ácido clorídricodiluído e ao outro tubo colocar cerca de 5,0mL de ácido clorídrico concentrado. Agitar e observar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

        

No experimento observamos que a massa dos reagentes é sempre igual a massa dos produtos formados, assim faz-se verdadeira a frase dita por Lavoisier onde diz que “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, temos também que o número de átomos dos reagentes é sempre igual ao numero de átomos dos produtos, portanto sendo de fundamental importância o balanceamento para comprovação da lei de Dalton.

A partir desses conceitos conseguimos classificar as reações conforme suas características.

QUESTIONÁRIO

  1. Para cada procedimento no tubo de ensaio, expressar cada reação.

1ºTubo:   2HCl + Zn ZnCl2 + H2 (g) (reação de simples deslocamento)  

                 H2SO4 + Zn → ZnSO4 + H2 (g) (reação de simples troca).

2ºTubo:  

3ºTubo:

4ºTubo:

5ºTubo:

6ºTubo:

7ºTubo:

a)

b)

8ºTubo:

a)

b)

  1. Na primeira reação, qual o papel do sulfato de cobre?

R:

  1. Na primeira reação poderíamos substituir o zinco por outro metal? Por quê?

R: Sim, Porque ele é mais reativo do que o hidrogênio na tabela de reatividade.

  1. Na reação nº3 enumerar quatro ou cinco metais que poderiam substituir o alumínio nesta reação?

      R: Ca, Mg, Be e Al

  1. Nas reações acima realizadas quais poderíamos dizer que não ocorreriam?

R:  

  1. Se colocássemos os seguintes metais K,Ca,Na, e Mg .Coloque em ordem crescente de reatividade com a água ? Por quê?

R:

CONCLUSÕES

Os experimentos realizados puderam confirmar vários itens teóricos no aprendizado da Química, como a formação de precipitados, a liberação de calor em uma reação, a combustão e formação de óxidos, mudança de cor e formação de novos compostos. Ao realizar os experimentos e então estudar a teoria que explica os fatos observados, mantém-se vívido na mente a imagem de tudo o que é previsto na teoria, acontecendo na prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (56.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com