A QUÍMICA ANALÍTICA E ESTATÍSTICA
Por: LordSoouza • 29/10/2021 • Relatório de pesquisa • 915 Palavras (4 Páginas) • 108 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
RELATÓRIO: CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
[pic 3]
I - IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA E ESTATÍSTICA PERÍODO: 2º DATA: 25/09/2021
COMPONENTES[pic 4]
1. Enrico Lima Souza
II - ASSUNTO ABORDADO:
Volumetria e Precipitação – Método de Mohr
III - OBJETIVO DA ATIVIDADE:
Padronizar, titular e verificar as concentrações da solução produzida
III - LEVANTAMENTO TEÓRICO:
A volumetria de precipitação consiste em medir o volume das soluções, as quais os solutos promovem uma reação com formação de precipitado. No caso, o precipitado utilizado será o Ag+.
Nesse experimento, para calcular no ponto de equivalência utilizou a seguinte equação.
nmolsCl inicial = nmols Ag adicionado=nmols AgCl formado
Já o método de Mohr, utiliza de uma solução de sal de um halogênio com uma solução de AgNO3 na presença de Kr2CrO4 como indicador. Ao final o íon prata reage com o cromato formando um segundo precipitado, que será o cromato de prata com coloração de vermelho tijolo.
IV - MÉTODOS:
Materiais e Reagentes
[pic 5]
Procedimento 1
O experimento começou pesando uma massa de 0,5848g de NaCl na balança analítica em um béquer de 100 mL, após essa massa foi diluída com água destilada e homogeneizada com o auxílio de um bastão de vidro. Logo após, foi transportada para um balão volumétrico de 100 mL, fechado, homogeneizado e adicionou-se água destilada até o menisco. A solução de AgNO3 já havia sido preparado pelo professor. Logo, não foi necessário preparar a mesma.
O preparo da bureta de 25 mL consistiu em verificar se havia vazamento e rinsa-la três vezes com a solução de AgNO3. Fixa-la ao suporte universal e completar até o marco zero com a solução.
O titulado foi preparado só no momento da titulação. E ele consistiu em: pipetar 10mL de NaCl 0,1M e adicionar 20 gotas de K2CrO4 5% e completar com 40 mL de água destilada. A titulação foi feita em triplicata. Logo, o titulado foi feito no instante que iria titular, a fim de não ocorrer imprevistos na titulação por causa da possível evaporação ou desestabilização das substâncias.
A padronização do AgNO3 foi feita com o NaCl de padrão secundário. Utilizou-se uma solução a solução com NaCl + K2CrO4 (20 gotas) + 40mL H2O.
O processo de titulação foi efetuado gotejando o titulante (AgNO3) no titulado (solução de NaCl e Kr2CrO4) e foi agitado conforme a velocidade do gotejamento. Após o procedimento foi anotado os volumes e concluiu os cálculos.
VI – RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A solução de NaCl + K2CrO4 apresentava um amarelo transparente de início. Porém, ao adicionar a primeira gota de NaCl a solução alterava a coloração e ficava num aspecto creme com a característica opaca (não podia ver através da solução). Conforme goteja o titulante no titulado, é perceptível que quando a gota de NaCl toca na solução aparece rapidamente um vermelho-tijolo e depois sumiu na coloração creme com a agitação do Erlenmeyer, demostrando que a reação acontecia e gerava um produto. Em detrimento da agitação do titulado no Erlenmeyer, ocorre uma reação de dupla-troca. Após todo Nitrato de prata reagir com o analito (NaCl + K2CrO4) a próxima gotas de AgNO3 reagirá com o indicador e altera a cor da solução. Logo, passa de creme para vermelho-tijolo. Logo, percebe-se que atingiu o Ponto de Equivalência (PEQ) . O volume utilizado na conta final foi a média-branco[VH20 (VAgNO3 + VNaCl) + CrO4 + CaCO3].
...