A REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO
Por: Grosman Gonçalves • 12/11/2017 • Relatório de pesquisa • 2.298 Palavras (10 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
- Sumário
1. TÍTULO 4
2. RESUMO 4
3. INTRODUÇÃO 4
4. MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E REAGENTES 5
4.1 MATERIAIS 5
4.2 REAGENTES 5
4.3 EQUIPAMENTOS 5
5. METODOLOGIA 6
5.1 PREPARO DE 25 ml DE SOLUÇÃO DE HCl 1,0 MOL/L 6
5.2 PREPARO DE 25 ml DE SOLUÇÃO DE CH3COOH 1,0 MOL/L 6
5.3 PREPARO DE 50 ml DE SOLUÇÃO DE NaOH 1,0 MOL/L 6
5.4 PREPARO DE 50 ml DE SOLUÇÃO DE NH4OH 1,0 MOL/L 6
5.5 REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO DE UM ÁCIDO FORTE COM UMA BASE FORTE. 6
5.6 REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO DE UM ÁCIDO FORTE COM UMA BASE FRACA. 6
5.7 REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO DE UM ÁCIDO FRACO COM UMA BASE FORTE. 7
5.8 REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO DE UM ÁCIDO FRACO COM UMA BASE FRACA. 7
6. RESULTADOS E DISCUSÃO 7
6.1 EQUAÇÕES 7
6.2 SOLUÇÃO DE CH3COOH 8
6.3 SOLUÇÃO DE HCl. 8
6.4 SOLUÇÃO NH4OH 9
6.5 SOLUÇÃO NaOH 10
7. CONCLUSÃO 11
8. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11
9. ANEXOS 11
9.1 QUESTIONARIO 11
TÍTULO
REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO
RESUMO
O presente relatório se estende as reações de neutralização ocorridas entre os ácidos Clorídrico (HCl) e ácido acético (CH3COOH) com as bases, Hidróxido de sódio (NaOH) e Hidróxido de amônio (NH4OH) na presença dos indicadores fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol. Posteriormente realizou-se os testes do pH de cada reação, sendo o indicador universal o adequado para medir com mais exatidão o pH das soluções.
INTRODUÇÃO
Considerando a teoria de Arrhenius, ácidos são compostos que em solução aquosa libera o cátion H+.
Equação química 1.
HCl → H+ (aq) + Cl- (aq)
O grau de ionização (α) se caracteriza pela capacidade que a molécula tem de ionizar-se, ou seja, formar íons pela perda ou ganha de elétrons a partir de átomos ou moléculas neutras, e é a razão entre o número de moléculas que se ionizaram e o número de moléculas totais. Os ácidos fortes possuem um grau de ionização α ≥50%, o ácido fraco tem grau de ionização α < 5% e ácidos moderados 5%≤ α <50%.
As bases, segundo a teoria de Arrhenius são compostos que em meio aquoso libera o aníon OH-.
Equação química 2.
NaOH → Na+ (aq) + OH- (aq)
As bases têm sua força vinculada a solubilidade na água, ou seja, as bases bastante solúveis são fortes e as pouco solúveis são fracas, com exceção do hidróxido de amônio que é uma base fraca e muito solúvel em água. Sendo as bases das famílias IA e IIA consideradas bases fortes.
O pH é o potencial hidrogeniônico que se refere à concentração de íons [H+] (ou H3O+) em uma solução. A escala de pH varia entre 0 e 14, uma solução será acida se o pH for menor que 7, básica se o pH for maior que 7, e neutra se o pH for igual a 7.
Segundo Daniela Brotto Lopes Terci e Adriana Vitorino Rossi “Os indicadores ácido-base ou indicadores de pH são substâncias orgânicas fracamente ácidas (indicadores ácidos) ou fracamente básicas (indicadores básicos) capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidos”.
Existem vários indicadores que podem ser usados em laboratório, entre eles estão a fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol; e o indicador universal.
A reação de neutralização acorre durante a mistura de ácido e base, de modo que o pH do meio é neutralizado formando sal e água. O cátion H+ liberado pelo ácido se junta ao aníon OH- liberado pela base, constituindo assim, em moléculas de água. O sal é formado pela união entre aníon do ácido e o cátion da base.
...